Sinais do trabalho de parto: como saber se seu bebê está chegando!

mulher gravida - Sinais do trabalho de parto: como saber se seu bebê está chegando!
Sinais do trabalho de parto: como saber se seu bebê está chegando! created by drobotdean / freepik

O trabalho de parto é sempre um momento marcante na vida de uma gestante. É muito comum ver as futuras mamães preocupadas e ansiosas com isso. Nem sempre é possível saber quais são os sinais de trabalho de parto ou o que fazer na hora H, não é mesmo? Bem, a busca por conhecimento antes do momento-chave do nascimento do bebê é sempre uma boa ideia.

Por isso, fizemos este post completo para que você tire todas as suas dúvidas. Acompanhe!

Sinais de que o trabalho de parto está se aproximando

Apenas a alguns dias do momento tão esperado do parto, é possível prestar a atenção em alguns sinais para saber que o seu bebê está perto de nascer. Veja quais são alguns desses sinais:

  • Contrações de Braxton Hicks

As contrações de Braxton Hicks, também conhecidas como contrações de treinamento, são muito comuns na gravidez e indicam que o parto está próximo. Quando essas contrações são sentidas, isso indica que o útero da gestante começou a se preparar para o parto do bebê. Diferentemente das contrações sentidas no momento do parto, as Braxton Hicks são mais leves e duram apenas alguns segundos.

  • Movimentação do bebê

Caso o seu bebê se movimente muito na barriga, saiba que isso não deve durar toda a gestação. Próximo ao fim do período das 40 semanas, pode ocorrer uma diminuição na movimentação fetal. Isso acontece por conta da redução do líquido amniótico na bolsa e dá a sensação de que os movimentos do bebê estão em menor frequência e intensidade. Além disso, seu bebê já não está mais com tanto espaço para se mexer.

=> Saiba mais: Como prevenir a constipação na gravidez

  • Perda de peso

Outro sinal muito interessante e que pode ser facilmente observado é a perda de peso. Parece estranho falar que a gestante perde peso dias antes da chegada do bebê, afinal o bebê não fica menor, apenas maior dentro da barriga. Bem, a explicação da perda de peso dias antes do parto é o excesso de água que é eliminado por conta da redução de líquido amniótico um pouco antes do final da gravidez.

  • Sangramento e muco

Quando o parto está perto de acontecer é possível identificar a presença de algum tipo de sangramento leve ou muco. Nesse caso, não é preciso se preocupar, pois isso acontece devido ao movimento de se soltar que o tampão cervical faz. Independente do motivo, qualquer tipo de alteração ou sangramento deve ser comunicado ao médico, especialmente se houver a presença de algum fluído marrom ou esverdeado ou grandes coágulos de sangue.

  • Rompimento da bolsa 

O último sinal que vamos abordar tem relação com um fator muito óbvio: o rompimento da bolsa d’água. Esse sinal é decisivo e indica que o bebê vai nascer em seguida. Não espere um jato de água forte e contínuo como vemos nos filmes e nas novelas, pois provavelmente apenas um leve corrimento de líquido vai ser sentido.

Sinal extra: dor lombar

Por fim, podemos mencionar um sinal típico que antecede alguns dias do parto: a dor lombar. Essa dor é experienciada um pouco antes do parto, cerca de 24h a 48h antes do grande momento. A dor lombar ocorre por conta de um processo natural de afrouxamento das articulações que ocorre para que o corpo da gestante esteja melhor preparado para o parto.

=> Saiba mais: O único produto que não pode faltar na sua necessaire

Sinais de que o trabalho de parto começou

gestante - Sinais do trabalho de parto: como saber se seu bebê está chegando!
Sinais do trabalho de parto

Todas as situações acima devem ser passadas ao seu médico assim que acontecerem. Porém, alguns sinais de que o seu trabalho de parto já começou e que você deve realmente largar o que está fazendo para ir até o hospital ou começar os preparativos finais para o parto humanizado, podem ser notados. Veja quais são eles:

Contrações reais

As contrações chamadas de “reais” são aquelas que realmente indicam que o bebê vai nascer a qualquer momento. No momento em que as contrações ritmadas acontecem, o corpo começa a se preparar para o parto. Elas são ritmadas pois ocorrem em frequências muito próximas, com pausas de apenas alguns minutos ou segundos.

Dilatação do colo do útero

A dilatação do colo do útero acontece momentos antes de o bebê nascer. Essa dilatação é um processo natural que permite que a passagem do bebê fique livre para que o parto ocorra. Normalmente, uma dilatação de 10 cm já é o suficiente para que tudo ocorra de forma tranquila. 

Aqui, é importante observar que para verificar o tamanho da dilatação é preciso fazer um exame de toque, realizado pelo médico obstetra ou profissional competente para isso, como a parteira, por exemplo. Somente um profissional treinado consegue fazer esse exame e constatar a dilatação da gestante.

=> Saiba mais: 16 Produtos para facilitar os 9 meses de gestação

O que fazer quando a hora chegar?

Quando você sentir que a hora está chegando, é preciso começar os primeiros passos para viabilizar um parto seguro e tranquilo. A primeira coisa a fazer é ter muita calma e contar com a ajuda do parceiro, parceira ou até mesmo da família ou amigos. Peça para alguém estar de prontidão quando você avisar que o momento está chegando.

Além disso, é interessante saber qual meio de transporte será utilizado para chegar até o hospital. Se você precisar chamar um motorista de aplicativo, certifique-se de que o software está funcionando corretamente e deixe o seu celular carregado e com acesso a wifi ou dados móveis desde antes do momento necessário.

Se você começar a sentir contrações reais mais espaçadas, é possível tomar banho e separar algumas roupas antes de se dirigir ao hospital. Porém, comunique ao seu médico tudo que for acontecendo para obter a melhor orientação possível neste momento.

Considerações finais

Agora que você já sabe quais são alguns sinais de que o trabalho está se aproximando e sabe como proceder nos momentos mais cruciais, já pode ficar mais tranquila. O momento do parto, muitas vezes, não é tão simples. Porém, tomando os cuidados necessários e seguindo sempre a orientação do seu médico, as chances de que tudo ocorra de maneira segura e tranquila são muito maiores. Boa sorte e até a próxima!

 

O que você achou desses sinais? Adoraríamos saber! Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam conhecer os Sinais do trabalho de parto: como saber se seu bebê está chegando!! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para conhecer mais dicas sobre o período gestacional.

 

Até a próxima dica! 1f60d - Sinais do trabalho de parto: como saber se seu bebê está chegando!

 

 

*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.