Você sabia que os estímulos e pequenos exercícios são essenciais para o desenvolvimento do seu bebê? Confira o que é Tummy Time, qual a sua importância e como fazer da maneira correta! Além de descobrir os benefícios desse método e como ele pode auxiliar no desenvolvimento das habilidades motoras dos bebês!
Tummy time: o que é?
É bem provável que você esteja se perguntando o que é tummy time e de que forma ele pode ajudar seu bebê. Traduzido do inglês, tummy time quer dizer tempo de bruços ou tempo de barriguinha. Na prática do tummy time, você vai deixar seu bebê de bruços, ou seja, de barriga para baixo, durante alguns momentos específicos.
Muitas mães, por precaução, não deixam os bebês de bruços, optando por deixar a criança de barriga para cima. O grande problema é que deixar o bebê por muito tempo com a barriga para cima pode provocar deformidade na cabeça, deixando-a achatada, além de contribuir para que o pescoço do bebê fique torto.
Além do mais, evitar a posição de bruços acaba por prejudicar o desenvolvimento motor dos bebês, dificultando a realização de atividades simples, como: sentar e engatinhar. E será que é realmente seguro deixar o bebê de bruços?
Segundo a Academia Americana de Pediatria, que possui campanhas de orientação quanto a posição correta para os bebês dormirem, o bebê não pode dormir de bruços. Então, na hora do soninho do seu bebê, posicione-o de barriga para cima. Mas com o bebê acordado, coloque-o de bruços e faça o tummy time.
=> Saiba mais: Banho do recém-nascido: tudo o que você precisa saber
Benefícios do tummy time
Quando você estimula seu bebê, de maneira correta, a ficar na posição de bruços, você também está estimulando a mobilidade, fortalecendo os músculos e ainda auxiliando o bebê a se desenvolver fisicamente, tornando mais fácil a realização de atividades motoras, como sentar e virar.
Além disso, os especialistas indicam que o tummy time fortalece o tônus cervical, fortalecendo o pescoço, os membros superiores e inferiores.
Quando o bebê passa a maior parte do tempo virado de barriga para cima, ele tem a visão e os estímulos restritos ao que está acima dele. Por outro lado, quando colocado de bruços, os bebês tem uma visão de tudo que está a sua volta, fato que aguça os sentidos da criança.
Com esse estímulo correto, e ao mesmo tempo tão simples, o bebê pode engatinhar com maior facilidade. Aos poucos o bebê vai desenvolvendo o sistema motor, mediante movimentos voluntários.
Agora que você já conhece os benefícios do tummy time. Confira quais são os estímulos e como fazer da maneira correta.
Tummy Time: quando começar?
É comum que você se pergunte qual é o melhor momento para começar a executar esses estímulos. Afinal, os bebês, em especial os recém-nascidos, são extremamente frágeis.
Ainda no primeiro mês de vida, é possível realizar os estímulos do tummy time. Na verdade, além de estar com mais de 30 dias de nascido, os pais devem estar adaptados aos cuidados com o bebê. De modo que “o tempo de barriguinha” deve ocorrer quando os pais sentirem segurança em segurar e trocar o recém-nascido de posição.
Opte sempre por fazer esse estímulo quando o bebê estiver acordado, no entanto, você deve evitar fazer o tummy time após o bebê se alimentar. O leite presente no estômago, além de deixar o bebê indisposto, também pode causar o retorno do alimento.
=> Saiba mais: Como prevenir as doenças respiratórias do inverno
Tummy time: como fazer?
Para quem está iniciando os estímulos, é importante sempre respeitar os limites e desejos do pequeno, pois o tummy time tem que ser prazeroso para o bebê. Tudo deve ser leve, capaz de não somente contribuir para o desenvolvimento físico e neurológico, como também para a afetividade entre mãe e filho ou filha.
Talvez você se pergunte sobre como devem ocorrer os estímulos e como fazer de maneira correta. O primeiro passo é reservar um local limpo e com superfície dura, pois quanto mais macio for o local, mais força o bebê terá que empenhar. Dessa forma, o bebê vai cansar mais rápido e, devido o grau de dificuldade, poderá se sentir desconfortável e chorar.
Já providenciado o local para executar os estímulos, como por exemplo, no chão, devidamente higienizado, coloque um edredom, tapete emborrachado ou mesmo o trocador da criança. Na realidade, o momento em que você realiza a troca de fraldas é ideal para iniciar o tummy time.
Não tenha pressa e não exija muito do infante. Transforme esse momento em uma divertida brincadeira, de forma que o bebê aceite o estímulo.
Você pode utilizar um mordedor ou um chocalho, algo que chame a atenção. Posicione-se na frente da sua filha ou filho e faça movimentos leves com o objeto. Assim, seu bebê vai tentar levantar o pescoço, tentar acompanhar visualmente seus movimentos e mexer as mãos e braços.
=> Saiba mais: Como deve ser a alimentação do seu bebê no primeiro ano de vida
O que fazer se o bebê não gostar?
Como já mencionado acima, alguns momentos podem ser impróprios para fazer a posição “tempo de barriguinha”, principalmente se o bebê estiver com o estômago cheio ou em superfície muito macia. Então convém fazer a atividade longe das refeições e alternar o local.
Se você perceber que seu pequeno está incomodado ou chorando, pegue-o no colo e converse amorosamente com ele, de maneira que ele sinta seu afeto. Depois recoloque o bebê de barriga para baixo e recomece os estímulos. Nada muito extenso, sempre estímulos de curta duração. A ideia não é cansar o bebê, mas o estimular.
Espalhar brinquedos coloridos ao redor do neném é muito importante, pois você vai tornar a atividade mais divertida e chamar a atenção do baby. Para ficar mais prazeroso, durante a prática do tummy time, cante, brinque com seu filho, deite-se ao seu lado e imite os movimentos dele.
Quantas vezes por dia devo fazer o tummy time?
Os pediatras indicam que a brincadeira não deve ultrapassar um minuto. O ideal é começar com 30 segundos e, aos poucos, aumentar o tempo. Então faça os estímulos de maneira intercalada. Você pode deixar o bebê de bruços por até 5 minutos e fazer estímulos durante poucos segundos.
Enfim…
Por mais simples que pareça, se você repete esses estímulos durante alguns segundos e durante as trocas de fraldas, ou ainda, durante momentos de descontração, seu bebê aos poucos evoluirá nos movimentos e terá cada vez mais força nos membros.
Não esqueça de sempre consultar o pediatra que acompanha seu(a) filho(a). A orientação de um profissional da saúde é fundamental para o pleno desenvolvimento e segurança do bebê.
O que você achou das nossas dicas sobre tummy time? Adoraríamos saber! Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam saber O que é Tummy Time, qual a sua importância e como fazer? E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para conhecer mais dicas sobre como estimular corretamente seu bebê.
Até a próxima dica!
*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.