O Que É Gravidez Ectópica, Quais Seus Sintomas, Fatores de Risco e Tratamentos

Em pouco mais de 1% da população feminina brasileira, o sonho de ser mãe pode ser interrompido devido à uma Gravidez Ectópica. Em 2016 foram registradas mais de 9 mil internações no Brasil devido à essa afecção, de acordo com o Ministério da Saúde, com taxa de mortalidade de 0,05%. Saiba o que é gravidez ectópica, quais os sintomas da gravidez ectópica, além de fatores de risco e tratamento.

O Que É Gravidez Ectópica

 

Gravidez Ectopica 1 - O Que É Gravidez Ectópica, Quais Seus Sintomas, Fatores de Risco e Tratamentos
O Que É Gravidez EctópicaDesigned by macrovector / Freepik

Em uma gravidez que se desenvolve normalmente, um óvulo é fecundado pelo espermatozoide na trompa de Falópio (tuba uterina), e conduzido da trompa até o útero onde se implanta (nidação) e inicia seu desenvolvimento.

No entanto, na gravidez ectópica, esse óvulo fecundado se implanta em tecidos fora do útero, geralmente em uma das trompas, mas pode se anexar em outras áreas como, ovário, colo do útero e na cavidade abdominal.

As trompas de Falópio são como se fossem um tubo que conduzem os óvulos dos ovários para o útero. E quando a gestação ectópica se localiza nas trompas, o que ocorre em mais de 90% dos casos, é chamada de Gravidez Tubária.

As trompas ou outros tecidos fora do útero não conseguem proporcionar o fornecimento de sangue e o suporte necessário para o crescimento e desenvolvimento de um embrião, devendo a gestação ser tratada. Pois caso permaneça ali, pode romper estruturas maternas, provocar hemorragias intensas e até fatais, além de aumentar o risco de infertilidade futura, de acordo com American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG).

=> Saiba Mais: 7 Alimentos Indispensáveis para Aumentar a Imunidade das Crianças de Forma Natural

Causas de Uma Gravidez Ectópica

Ovarios - O Que É Gravidez Ectópica, Quais Seus Sintomas, Fatores de Risco e Tratamentos
Causas da Gravidez EctópicaDesigned by macrovector / Freepik

Alterações anatômicas ou lesões nas trompas de Falópio, são as causas mais comuns de o óvulo fecundado não conseguir chegar até o útero, pois dificultam ou bloqueiam sua passagem. Essas alterações anatômicas ou lesões podem ser ocasionadas por:

  • Infecção ou inflamação: A Doença Inflamatória Pélvica (DIP), que pode surgir a partir de uma infecção por clamídia ou gonorreia, pode provocar uma alteração nas trompas, ou seja, ela pode ficar inteiramente ou parcialmente fechada, impossibilitando a passagem do óvulo.
  • Alteração anatômica: O formato das trompas se for diferente do habitual, devido à um defeito congênito, também pode dificultar a passagem do óvulo.
  • Tecido cicatricial: o tecido cicatricial, que surge após uma infecção, inflamação ou cirurgia, pode se desenvolver nas trompas, e consequentemente, bloquear a passagem do óvulo até o útero.

Fatores de Risco de Uma Gravidez Ectópica

cessar tabagismo - O Que É Gravidez Ectópica, Quais Seus Sintomas, Fatores de Risco e Tratamentos
Fatores de Risco de uma Gravidez EctópicaDesigned by nensuria / Freepik

O risco de uma gravidez ectópica está presente em todas as mulheres sexualmente ativas. No entanto, a probabilidade é maior se:

  • For fumante;
  • Histórico de infertilidade;
  • Idade maior que 35 anos;
  • Houver histórico de gravidez ectópica anterior;
  • Houver histórico de doença inflamatória pélvica;
  • Houver histórico de cirurgia abdominal ou pélvica;
  • Houver histórico de Endometriose;
  • Houver histórico de DSTs;
  • A gravidez ocorreu com uso incorreto do DIU;
  • A gravidez ocorreu com uso de medicamentos para fertilidade.

=> Saiba Mais: Principais Doenças Respiratórias do Inverno em Crianças e Como Evitá-las

Sinais e Sintomas da Gravidez Ectópica

Colica abdominal - O Que É Gravidez Ectópica, Quais Seus Sintomas, Fatores de Risco e Tratamentos
Sinais e Sintomas da Gravidez Ectópica/ cidadeverde.com

Algumas mulheres não apresentam nenhum sintoma, mas se desenvolver algum, provavelmente será entre a 4ª e a 12ª semana da ausência da menstruação.

Os sinais e sintomas podem ser os mesmo de uma gravidez normal logo no início, como:

  • Ausência da menstruação
  • Seios sensíveis
  • Náuseas e vômitos

Como também outros sinais e sintomas mais característicos:

  • Sangramento vaginal que pode ser leve, moderado ou intenso. Saiba que no início da gestação normal também pode ocorrer um leve sangramento, devido ao processo de nidação (implantação do óvulo no útero);
  • Dor abdominal ou dor pélvica aguda de intensidade variada e que pode piorar ao movimento ou esforço. Podendo iniciar intensamente de um lado da pelve e se espalhar por todo o abdômen. Se houver hemorragia no abdômen sob o diafragma a dor também poderá ser sentida nos ombros ou pescoço.
  • Dor ou desconforto durante a relação sexual, um exame pélvico e ao urinar ou defecar;
  • Tonturas, fraqueza ou desmaios causados principalmente pela hemorragia interna.

Diagnóstico

ultrassom - O Que É Gravidez Ectópica, Quais Seus Sintomas, Fatores de Risco e Tratamentos
Diagnóstico da Gravidez Ectópica/ativosaude.com

Se você apresenta ou apresentou algum desses sinais e sintomas citados acima, procure imediatamente um atendimento médico. O diagnóstico de uma gravidez ectópica pode ser feito por meio de:

  • Exames de sangue: para avaliar o nível do hormônio da gravidez chamado, gonadotrofina coriônica humana (hCG). São realizados dois exames de sangue com intervalo de 48 horas entre eles. Nas primeiras semanas de uma gravidez normal, os níveis desse hormônio geralmente dobram, caso contrário, pode haver uma gravidez ectópica.
  • Ultrassonografia: para avaliar o local onde a gravidez está se desenvolvendo. Geralmente a mais recomendada é a ultrassonografia transvaginal.
  • Exame pélvico: primeiramente para avaliar a dor ou buscar massas no abdome. Segundo, para detectar uma obstrução nas trompas, ou alteração no tamanho do útero.

=> Saiba Mais: Meditação Para Dormir Bem e Relaxar

Tratamento da Gravidez Ectópica

Tratamento Medicamentoso - O Que É Gravidez Ectópica, Quais Seus Sintomas, Fatores de Risco e Tratamentos
Tratamento Medicamentoso da Gravidez EctópicaDesigned by topntp26 / Freepik

O tratamento de uma gravidez ectópica deve ser imediato, para salvar a vida da mulher,  e envolve o término da gravidez por meio de medicamentos ou cirurgicamente, cujos objetivos são evitar uma ruptura dos tecidos, hemorragias e restaurar a trompa de Falópio afetada.

O seu médico irá informar e orientar sobre os procedimentos existentes e qual o melhor tratamento para o seu caso, dependendo da idade gestacional e do estado geral. Algumas opções de tratamento são:

  • Medicamentos: são prescritos em casos de gravidez ectópica de pequeno porte, sem atividade cardíaca, sem imunodeficiência prévia, hemodinamicamente estável, e que não houve ruptura na trompa, de acordo com a ACOG. Geralmente são usados medicamentos imunossupressores, como o metotrexato, que ajudam o corpo a absorver o tecido da gravidez. Siga à risca as instruções do seu médico e nunca se automedique.
  • Cirurgia: a laparoscopia, uma cirurgia minimante invasiva, cuja incisão é feita logo abaixo do umbigo, é a mais realizada para a remoção do tecido da gravidez, reparação ou até a remoção da trompa de Falópio afetada. Em alguns casos deve ser feita uma cirurgia mais invasiva, denominada, laparotomia, onde é feita uma incisão grande no abdômen.

A remoção da trompa de Falópio seja parcial ou total, pode ser necessária quando há rompimento da mesma, sangramento ou alterações anatômicas importantes.

Complicações Possíveis/ Prognóstico

Endometriose e Gravidez - O Que É Gravidez Ectópica, Quais Seus Sintomas, Fatores de Risco e Tratamentos
Complicações e Prognóstico da Gravidez EctópicaDesigned by jcomp / Freepik

A principal complicação de uma gravidez ectópica é a hemorragia, que deve ser controlada o mais rápido possível para evitar risco de vida. Se você tem uma gravidez ectópica, deve consultar um médico e fazer o acompanhamento correto.

O prognóstico é determinado pelo dano causado pela gravidez ectópica. Muitas mulheres que tiveram uma gravidez ectópica passaram a ter gravidezes normais no futuro, mas algumas terão dificuldade em engravidar novamente devido seus fatores de risco e prováveis danos nas trompas de Falópio. Tratamentos de fertilidade podem ser necessários em alguns casos.

 

Entre em contato com seu médico imediatamente se notar dores agudas que duram mais do que alguns minutos, ou se você apresentar qualquer tipo de sangramento.

 

E aí, essas dicas foram úteis para você? Se foram, compartilhe o artigo com suas amigas, para que mais mamães saibam o que é gravidez ectópica!

 

Comenta aqui embaixo quais são suas dúvidas e o que achou do artigo! 

 

Até a próxima dica! ?

 

*O conteúdo do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.