Guia de 30 dias para preparar seu corpo para a gravidez

Guia de 30 dias para preparar seu corpo para a gravidez - Guia de 30 dias para preparar seu corpo para a gravidez
Guia de 30 dias para preparar seu corpo para a gravidez /wayhomestudio/freepik

A gestação é uma etapa muito esperada por várias mulheres. Em vista disso, surgem dúvidas acerca desse processo e neste post vamos informá-la sobre como preparar seu corpo para a gravidez com, pelo menos, 30 dias de antecedência.

Se você deseja engravidar, tenha em mente que existem atitudes que você e seu companheiro podem tomar para facilitar a concepção, por isso listamos algumas dicas. Boa leitura!

 O que fazer para se preparar para a gravidez

Além dos cuidados a seguir, entenda como funcionam todas as etapas, desde a fecundação, até o desenvolvimento do embrião e o nascimento do bebê. Isso é importante para vivenciar esse processo de forma mais tranquila e com segurança.

  • Pare o contraceptivo

O primeiro passo que você deve tomar para preparar seu corpo para a gravidez é interromper o contraceptivo, visto que ele afeta o ciclo reprodutivo feminino.

Geralmente, a mulher fica grávida em até um ano após interromper a contracepção. A depender do método utilizado, é possível ocorrer um atraso para a concepção acontecer, por isso é importante conversar com um médico sobre o assunto.

=> Saiba mais: 10 Dicas de como aumentar a sua fertilidade

  • Agende uma visita de preconcepção

Assim que você decidir engravidar, comece um planejamento e faça uma consulta com um ginecologista obstétrico.

Com isso, você saberá como se preparar para uma gravidez de forma que você e o bebê fiquem saudáveis.

  • Realize um check-up

Você e seu parceiro precisam fazer exames de rotina. Dessa forma, vocês podem ter a certeza de que estão saudáveis, o que evita complicações na gestação e no desenvolvimento do bebê.

Os exames mais comuns são: ginecológicos; de sangue, urina e fezes; dosagem hormonal e testes sorológicos e imunológicos. Existem outros exames que podem ser pedidos pelo médico conforme as condições de saúde da mulher e a idade.

  • Acompanhe seu ciclo

Para engravidar, você precisa ter relações sexuais no seu período fértil. Assim sendo, observe o seu ciclo e anote a sua “janela da fertilidade”, que é um espaço de tempo com cerca de cinco dias propícios para ocorrer a fecundação do óvulo.

Assim, tenha atividade sexual entre os dias 11 e 16 após a menstruação. Claro que esse tempo varia de mulher para mulher, por essa razão você precisa se conhecer e acompanhar o seu ciclo, observando sintomas, muco, temperatura corporal, dentre outros fatores.

  • Pare de tomar bebida alcoólica e usar o cigarro

A ingestão de álcool reduz a testosterona no organismo masculino e diminui a produção de espermatozoides. Já na mulher essa substância pode atrapalhar o ciclo menstrual e a liberação do óvulo.

O cigarro também é nocivo à saúde, o que inclui a fertilidade. As substâncias liberadas pelo cigarro, como a nicotina e o cádmio, comprometem o funcionamento dos ovários e o útero, o que aumenta o risco de aborto espontâneo.

Tais substâncias contribuem, até mesmo, para a diminuição da fertilidade do feto em desenvolvimento, bem como pode acarretar parto prematuro, bebê com baixo peso, infecções e problemas respiratórios, como asma.

  • Verifique sua carteira de vacinação

Algumas vacinas são contraindicadas durante a gravidez, por isso é preciso verificar as vacinas pendentes no cartão de vacinação e o tempo necessário para tomar as doses antes da gestação.

Muitas doenças que podem causar danos ao bebê, como a rubéola e a toxoplasmose, são evitadas com a vacinação da mãe em dia.

  •  Alimente-se bem

Reduza o consumo de açúcares, sódio, frituras e alimentos refinados, gordurosos e ultraprocessados. 

Uma boa alimentação fortalece o seu sistema imunológico e prepara seu corpo para a gravidez, então coma alimentos nutritivos, tais como folhas verdes, frutas cítricas e sementes (como gergelim, chia, linhaça e girassol).

  •  Beba muita água

Garrafa de agua para facilitar a gravidez - Guia de 30 dias para preparar seu corpo para a gravidez
Preparar seu corpo para a gravidez – beba água/ created by yanalya/freepik

Como todos nós sabemos, sem água ninguém vive. Ela é fundamental para manter o organismo saudável e, para a mulher que deseja engravidar, a água melhora a circulação sanguínea, diminui a retenção de líquidos e previne infecções urinárias e hemorróidas.

Tenha uma garrafinha de água sempre com você.

=> Saiba mais: 11 Incríveis benefícios da água

  •  Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos fortalecem a saúde física e mental de qualquer pessoa. Se você pretende engravidar, saiba que essa prática auxilia a regulação hormonal e ajuda a manter um peso ideal, o que é importante para uma gestação.

Procure fazer atividades leves e moderadas, como yoga, natação, hidroginástica e musculação sem grande impacto.

  •  Controle o seu peso

O controle do peso é uma questão de saúde válida em qualquer etapa da vida, mas ele se torna ainda mais importante durante a preconcepção, visto que você ganhará muito peso com a gravidez, o que pode ser prejudicial para a sua saúde e para a do bebê, além de diminuir a autoestima.

Portanto, consulte o seu médico para saber qual é o seu peso ideal conforme o seu estilo de vida e a sua alimentação.

  •  Evite o estresse

O estresse afeta diretamente a fertilidade do casal, visto que, na mulher, esse sintoma provoca desequilíbrio hormonal, alterações no ciclo menstrual, dificuldade na fecundação, dentre outros problemas.

O homem também tem dificuldades, como diminuição da libido, impotência sexual e alterações na formação dos espermatozoides.

  •  Durma bem

Um sono tranquilo ajuda a preparar seu corpo para a gravidez. Isso porque muitos hormônios são produzidos durante o sono, tanto em mulheres, como em homens.

Logo, durma bem para melhorar o funcionamento do seu organismo e, consequentemente, a sua fertilidade.

  •  Inicie a ingestão de ácido fólico e polivitamínico

O ácido fólico atua no desenvolvimento fetal e diminui os riscos de malformação, pré-eclâmpsia e parto prematuro. Como o tubo neural do bebê se desenvolve nas primeiras semanas, a ingestão de ácido fólico deve ser feita com antecedência, isto é, antes da gravidez.

O polivitamínico é um suplemento que repõe as vitaminas necessárias para o organismo e melhoram a atuação do sistema reprodutor feminino.

Qualquer vitamina e polivitamínico devem ser prescritos pelo médico para garantir a sua segurança e a do futuro bebê.

=> Saiba mais: O ácido fólico não é a única vitamina com efeitos benéficos para a gestação

  •  Agende o dentista

Para prevenir problemas bucais durante a gravidez, agende uma consulta com o dentista. As alterações hormonais de uma gestação interferem na saúde bucal e podem ocasionar gengivite e cárie, por exemplo.

Conclusão

Neste post você viu o que fazer para se preparar para a gravidez. Portanto, agende a sua consulta com o médico e comece um planejamento preconcepção 30 dias antes, no mínimo.

Para saber mais sobre a maternidade e descomplicar esse processo, leia os nossos posts.

 

O que você achou das nossas dicas? Adoraríamos saber! Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam conhecer o Guia de 30 dias de como preparar seu corpo para a gravidez! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para conhecer mais dicas sobre como se manter saudável durante a gestação.

Até a próxima dica! 1f60d - Guia de 30 dias para preparar seu corpo para a gravidez

 

 

*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.