Gravidez semana a semana: segundo trimestre! A gravidez é um período magnífico na vida das mamães. Afinal, a experiência de gerar uma nova vida e carregá-la dentro de si é única. Durante todo o processo acontecem mudanças no corpo da gestante ao mesmo tempo em que o bebê se desenvolve dentro do útero.
É muito importante para a mamãe entender o que acontece semana a semana na gravidez, para sentir-se mais tranquila e diminuir a ansiedade ao longo de todo o processo. Então fique com a gente para descobrir tudo o que acontece no segundo trimestre.
Quando começa e quando termina o segundo trimestre?
O segundo trimestre é o período compreendido entre a 14ª semana e a 27ª semana da gestação. Assim como os demais estágios da gravidez, este é um período extremamente importante para a formação do bebê, já que ocorrem mudanças como o desenvolvimento de alguns dos sentidos e também começam os primeiros movimentos.
=> Saiba mais: Primeiro trimestre
O que acontece semana a semana na gravidez no 2º trimestre
14ª Semana
Na 14ª semana, você está entrando no quarto mês de gestação. Com a chegada do segundo trimestre, vem uma boa notícia: o risco de aborto espontâneo diminui. Neste período o risco de ocorrer um aborto é de apenas 1%.
Também é neste estágio da formação do bebê que os riscos de má formação são reduzidos, o que, com certeza, ajuda a diminuir a ansiedade da mamãe, abrindo espaço para ela aproveitar melhor a gravidez.
Seu corpo
O segundo trimestre costuma ser mais reconfortante para a mamãe, com a diminuição de certos sintomas típicos do primeiro trimestre e da ansiedade do começo da gestação. Um sintoma comum e um tanto quanto desagradável da gestação são os enjoos. Bastante frequentes nos primeiros meses de gravidez, costumam diminuir com o avanço da gravidez.
A mais esperada das mudanças na gravidez, acontece justamente aqui! A barriguinha de grávida, o grande símbolo da gestação, costuma surgir a partir dessa semana, mas isso pode variar dependendo do tipo físico e do organismo particular da mamãe.
Outros sinais/sintomas que você pode apresentar:
- mais disposição;
- menos enjoos matinais;
- melhora da sensibilidade dos seios;
- dor no ligamento redondo do útero;
- menos idas ao banheiro para fazer xixi.
A dor no ligamento redondo do útero mais conhecida como as dores de crescimento da gravidez, podem surgir em um ou ambos os lados do abdômen (o útero é sustentado por faixas grossas de ligamentos que vão desde a virilha até a lateral do abdômen).
À medida que o seu útero cresce esses ligamentos vão se esticando para acomodar o novo peso do útero, com isso as dores podem surgir. Essa dor é mais comum ao se levantar da cama ou da cadeira e nas mudanças de posição repentinas.
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 10 cm, da cabeça a nádega, tem o tamanho de uma laranja e pesa entre 55 a 57 g. E segue em um ritmo acelerado de crescimento e em constante movimento. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- pescoço mais alongado;
- pode começar a fazer caretas;
- crescimento de cabelos e sobrancelhas;
- o coração do bebê pode ser audível pelo aparelho de Doppler;
- o bebê está preparando seu sistema digestivo.
O sistema digestivo do bebê já está totalmente formado desde o fim do primeiro trimestre. Agora a funcionalidade dos órgãos é ativada para ser utilizada depois do nascimento. A partir do segundo trimestre o bebê passa a engolir o líquido amniótico, com a ingestão do líquido ele começará a fazer xixi, desenvolvendo outro sistema do seu pequeno organismo.
Apesar de receber toda sua nutrição via placenta, os bebês nesse estágio conseguem sentir os sabores dos alimentos ingeridos pela mãe através do próprio líquido amniótico. Estudos apontam, inclusive, que esse contato inicial com os sabores pode interferir nos gostos futuros dos indivíduos. Mais um motivo para a gestante prezar por uma alimentação saudável durante a gravidez.
Dica
Aproveite esse período do segundo semestre para ir às compras! Compre as roupas ideais para gestantes, compre o que falta para a chegada do seu bebê, pois nesse período seu corpo está mais equilibrado e com mais disposição. Além disso, aproveite para iniciar (se é que ainda não iniciou) atividades físicas leves, se o seu médico a liberou, para se manter no peso adequado e para diminuir os riscos de diabetes gestacional.
15ª Semana
Na 15ª semana, que corresponde ao quarto mês de gestação, pode ocorrer um aumento do apetite. O aumento da vontade de comer é um sintoma natural e importante para o desenvolvimento saudável do seu bebê, visto que seu metabolismo está bem acelerado nesse período. No entanto, cuidado para não comer por 2! Na realidade, estar gestante requer um aumento de aproximadamente 300 calorias por dia. E se você comer muito durante a gestação, você e o seu bebê podem engordar mais do que o recomendado e a futura mamãe pode até adquirir diabetes gestacional.
=> Saiba mais: O que é Diabetes Gestacional
Seu corpo
Seu enjoo já deve ter passado e você se encontra mais disposta. No entanto, outros sintomas desagradáveis podem surgir e assustar as mamães. Mas, é sempre bom manter a calma e consultar o obstetra, pois ele dirá se é algo natural ou um sinal de alerta. Entre os mais comuns podemos destacar:
- aumento do peso;
- constipação;
- azia ou indigestão;
- varizes;
- dores de cabeça;
- sangramento gengival – os hormônios da gravidez podem predispor a gengivites, ou seja, inflamações nas gengivas causando sangramentos. Por isso, faça consultas regulares ao dentista para evitar esse incômodo.
- esquecimento – durante a gravidez as células cerebrais tendem a diminuir, por isso você pode estar apresentando pequenos esquecimentos;
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 11 cm, da cabeça a nádega, tem o tamanho de uma pêra e pesa entre 70 a 75 g, e a cada dia que passa se parece mais com um bebê pois seus olhos e ouvidos estão migrando para suas posições corretas. A pele do seu bebê ainda é muito fina com isso fica fácil a visualização dos vasos sanguíneos.
- movimentos do bebê mais complexos;
- coraçãozinho bombeando aproximadamente 28 litros de sangue por dia;
- ossos e estão se enrijecendo;
- pernas e braços completamente formados.
Dica
Nesse período é importante realizar consultas periódicas ao dentista pois a gengivite pode progredir para uma infecção nos ossos que sustentam os dentes e ocasionar uma periodontite, que pode aumentar as chances de um parto prematuro. Portanto as consultas ao dentista são de extrema importância, além de uma higiene bucal correta diariamente.
16ª Semana
Enfim na 16ª semana, que corresponde ainda ao quarto mês de gestação, uma das perguntas mais feitas pelas mamães pode ser respondida! “Quando é possível saber o sexo do bebê?”
Antes do segundo trimestre já é possível descobrir o sexo do bebê através do exame de sexagem fetal. No entanto, a partir do segundo trimestre, mais precisamente a partir da 16ª semana ( em algumas gestantes pode-se visualizar antes) já é possível identificar o sexo do bebê por exames de imagem, como o ultrassom, pois os órgãos genitais já estão bem formados.
Seu corpo
Nessa etapa você deve ter um ganho de peso constante e estável. Por isso nada de exageros! Outros sinais/sintomas que você pode apresentar:
- varizes;
- dores de cabeça;
- crescimento da mama;
- barriguinha mais aparente;
- dores no ligamento redondo do útero;
- congestão nasal – os hormônios da gravidez aumentam o fluxo sanguíneo e pode haver um inchaço das mucosas do nariz provocando a congestão, e até mesmo roncos noturnos!
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 12 cm, da cabeça a nádega, tem o tamanho de um abacate e pesa entre 90 a 110 g. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- movimentos oculares estão presentes;
- olhos já captam mudanças de luz pelas pálpebras;
- movimentos de sucção (chupar os dedos);
- o mecônio (primeira eliminação intestinal após o nascimento) está se formando no intestino;
- a coluna vertebral e os músculos das costas do bebê estão mais fortes e assim a coluna pode ficar mais ereta;
Dica
Nesse momento não fique períodos muito longos sem se alimentar, pois seu bebê está consumindo muito a sua energia, e você precisa dos alimentos corretos e saudáveis para repor essa energia. Além disso, 30 minutos antes de praticar uma atividade física, faça um lanche leve para evitar tonturas e desmaios.
17ª Semana
A 17ª semana corresponde ao final do quarto mês de gestação! Evite esforços físicos intensos e sempre peça ajuda com as tarefas diárias.
Seu corpo
Sua gravidez é mais visível, visto que o seu útero tem o tamanho de um pequeno melão. Outros sinais/sintomas que você pode apresentar:
- dores nas costas;
- azia ou indigestão;
- congestão nasal;
- dores de cabeça;
- aumento do apetite.
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 13 cm, da cabeça a nádega, tem o tamanho de uma cebola grande e pesa entre 140 -150 g. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- depósito de gordura sob a pele do bebê (assim deixará de ser tão transparente);
- movimentos de sucção e de deglutição (para se preparar para a amamentação);
- início da formação das impressões digitais;
- batimentos cardíacos se tornam regulares e em torno de 150 batimentos por minuto;
- Os rins produzem urina e o fígado começa a produzir a bile.
Dica
Nesse período experimente colocar um umidificador em seu quarto para aliviar a congestão nasal e elevar um pouco a cabeceira da cama para diminuir a azia.
18ª Semana
Na 18ª semana se inicia o quinto mês de gestação! Faltam apenas 4 meses para a grande chegada!
Seu corpo
Nesse momento se alimente de forma saudável, beba bastante água, faça exercícios leves (se tiver sido liberada pelo obstetra) e descanse sempre que possível. Alguns sinais/sintomas que você pode apresentar:
- gases;
- cãibras;
- falta de ar;
- manchas no rosto (melasma);
- aparecimento de uma linha escura na parte inferior da barriga – linha nigra;
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 14 cm, da cabeça a nádega, tem o tamanho de um pepino e pesa entre 150 a 180 g. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- movimento de bocejar;
- seu bebê já é capaz de ouvir;
- a cartilagem começa a endurecer;
- ele fica acordado em torno de 6 horas por dia;
- amadurecimento do sistema nervoso – através da produção de mielina (capa protetora dos nervos)
O segundo trimestre é o período do desenvolvimento de muitos sentidos, um deles é a audição. Então, a partir deste estágio do desenvolvimento, seu bebê já é capaz de ouvir alguns sons. Quando o bebê começa a ouvir, é interessante falar, cantar e ler para ele. Pode parecer um tanto engraçado, mas fazer isso o ajuda a se familiarizar com a voz da mamãe.
Dica
Nesse período use e abuse do protetor solar e invista no uso de chapéus e óculos escuros para as manchas no roso não se agravarem . Além disso, invista em uma dieta rica em cálcio e vitamina D para ajudar no amadurecimento da cartilagem do seu bebê!
19ª Semana
Na 19ª semana, que corresponde ao quinto mês de gestação, a ansiedade começa a bater na porta! Os mesmo sintomas do início do segundo trimestre permanecem como as dores nas costas, azia e algo que pode estar te acordando à noite, as cãibras.
Seu corpo
É normal que haja um aumento da barriguinha, um aumento dos gases e o crescimentos das mamas. Outros sintomas que podem aparecer:
- Varizes;
- Estrias;
- Candidíase – o aumento do hormônio estrogênio favorece o crescimento de leveduras (fungos) propiciando o aparecimento da candidíase (Candida albicans).
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 15 cm, da cabeça a nádega, tem o tamanho de uma manga e pesa entre 200 a 230g.
Enfim a espera acabou para algumas mamães! A partir dessa semana de gestação o bebê começa a desenvolver os mecanismos de utilização dos músculos já existentes. Por isso ele começará a se mexer e algumas mamães já poderão sentir alguns desses movimentos, como uma mera vibração (batida de asa de borboleta) ou gases.
Outras mamães sentirão esses movimentos mais para a frente. E nem todos os movimentos são perceptíveis para a mamãe, por exemplo, no segundo trimestre seu bebê já é capaz de levar uma de suas mãos à cabeça.
As principais mudanças que acontecem com ele são:
- movimentos do bebê mais intensos;
- placenta atingiu sua espessura máxima;
- expressões faciais (caretas, franzir a testa e sorrir) a todo vapor;
- desenvolvimento do pulmões, mais especificamente os bronquíolos;
- pele está coberta pelo vérnix caseoso, uma camada oleosa, branca que protege a pele do bebê do líquido amniótico;
Dica
Nesse período use e abuse de alimentos ricos em ferro, principalmente se você for uma mamãe que não come carne vermelha, para evitar a anemia por deficiência de ferro. Alguns alimentos como tofu, ovo, feijão, soja, farelo aveia, sementes de abóbora, espinafre, rúcula, brócolis, beterraba, oleaginosas, frutas secas, alcachofra entre outros.
=> Saiba mais: 16 Produtos para a grávida para facilitar os nove meses
20ª Semana
Na 20ª semana, que corresponde ao quinto mês de gestação, você literalmente está no meio do caminho!
Um sintoma que pode estar começando a te incomodar é a insônia! Porque você está pensando na cor que será o quarto? Não! Existem diversas causas, desde alterações hormonais típicas do período até ansiedade e estresse. Também é possível ter dificuldade por conta do tamanho da barriga, o que torna complicado encontrar uma posição confortável para deitar.
Seu corpo
Nesse momento você pode estar se achando linda e maravilhosa com seus cabelos e unhas fortes, volumosos e com brilho! Isso ocorre devido ao aumento dos hormônios durante a gravidez, que aumentam o fluxo sanguíneos, e trazem mais nutrientes para as células do seu corpo, trazendo benefícios para essas regiões também. Mas isso só vai durar até o parto! Outros sintomas que podem aparecer:
- cãibras;
- dores de cabeça;
- azia ou indigestão;
- aumento do apetite;
- umbigo mais saliente;
- edema (inchaço) nos pés e tornozelos;
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 17 cm, da cabeça a nádega, tem o tamanho de uma batata-doce e pesa entre 280 a 300g.As principais mudanças que acontecem com ele são:
- desenvolvimento pulmonar;
- maior desenvolvimento da sucção;
- desenvolvimento de óvulos nos ovários dos bebês do sexo feminino;
- testículos começam a descer para o escroto em bebês do sexo masculino;
- movimentos mais intensos do bebê devido ao grande espaço livre ainda.
Dica
A partir da 20ª semana (até a 24ª semana) já é possível realizar o segundo ultrassom morfológico. Um exame já muito conhecido das mamães e muito importante para a saúde do bebê. Pois, além de permitir o acompanhamento do crescimento do bebê, avalia-se também a localização da placenta e o volume de líquido amniótico.
Com o ultrassom morfológico é possível diagnosticar doenças cardíacas congênitas e algumas malformações ainda durante a gestação. Ah e confirmar realmente o sexo do bebê!
21ª Semana
A 21ª semana corresponde ainda ao quinto mês de gestação. Como você está com um peso a mais, evite sapatos de salto alto, e opte por sapatos de salto baixo e confortáveis para te darem mais apoio e evitarem quedas.
Seu corpo
O seu esquecimento e dificuldade de concentração podem estar exacerbados, portanto anote e faça listas das coisas que você deve fazer, para não depender apenas da sua memória. Outros sintomas comuns:
- varizes;
- estrias;
- congestão nasal;
- inchaço e gases;
- Dores nas costas;
- edema (inchaço) nos pés e tornozelos;
- Unhas e cabelos crescendo rapidamente.
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 27 a 30 cm, agora da cabeça aos pés, tem o tamanho de uma banana grande e pesa entre 300 a 350 g. Não é só o corpo da mamãe que está mudando, o desenvolvimento do bebê segue com tudo! As principais mudanças que acontecem com ele são:
- formação óssea;
- movimentos mais intensos do bebê;
- braços e pernas estão proporcionais;
- medula óssea produzindo células sanguíneas (antes feito pelo fígado e baço);
- deglutição do líquido amniotico – favorecendo os soluços;
- desenvolvimento dos 5 sentidos – tato, olfato, paladar, visão e audição;
- desenvolvimento sistema nervoso- agora os neurônios estão conectados entre o cérebro e os músculos do corpo – o bebê terá mais controle sobre seus movimentos.
Dica
Nesse período use meias e sapatos confortáveis para diminuir o edema nos pés e tornozelos. Converse com seu médico sobre a possibilidade do uso de meias de compressão. Além disso, sempre é importante repousar quando puder e elevar as pernas.
22ª Semana
Na 22ª semana, que ainda corresponde ao quinto mês de gestação, o seu útero continua se expandindo e agora está cerca de 4 cm acima do seu umbigo! Você consegue sentir?
Seu corpo
Você olha para seu pé (aproveite enquanto você consegue) e percebe que ele aumentou de tamanho, será? Isso pode sim acontecer devido aos hormônios da gravidez responsáveis por afrouxar ligamentos e articulações, para melhor passagem do bebê no canal do parto.
Assim, quando são acometidos os ligamentos e articulações dos pés, os ossos dessa região podem se espalhar ligeiramente, e provocar esse aumento de tamanho. Não é curioso? Outras alterações podem ser:
- cãibras;
- estrias;
- constipação;
- azia ou indigestão;
- seu útero está um pouco acima do umbigo.
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 28 a 30 cm, da cabeça aos pés, tem o tamanho de um pimentão vermelho grande e pesa entre 400 a 450 g. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- movimentos oculares rápidos;
- a pele está ganhando pigmentação;
- consegue fazer o movimento de agarrar – principalmente o cordão umbilical;
- conexões neurológicas mais complexas – através do desenvolvimento do cerebelo;
- os 5 sentidos se tornam mais aguçados – o seu bebê consegue perceber a luz mesmo com as pálpebras fechadas;
Dica
Nesse período escolha o seu pediatra! A primeira consulta do seu bebê deve ser feita nos primeiros 7 dias de vida, assim ficará difícil você escolher após o nascimento. Por isso, tire todas as suas dúvidas nesse período.
23ª Semana
Na 23ª semana, que corresponde ao início do sexto mês de gestação, faltam apenas 3 meses para seu pimpolho ou pimpolha vir ao mundo!
Seu corpo
Você começou a sentir um aperto na barriga ou compressões irregulares no abdômen? Será que está em trabalho de parto? Não! Essas são as chamadas contrações de Braxton Hicks, mais conhecidas como contrações de preparo. Essas contrações são irregulares, bem espaçadas umas das outras, duram poucos segundos e melhoram ao repouso.
Se permaneceu com dúvidas sobre a diferença entre as contrações de preparo e as verdadeiras, sempre peça auxílio do seu obstetra. Outras sintomas que você pode apresentar nesse período:
- constipação;
- congestão nasal;
- formigamento das mãos;
- sangramento nas gengivas;
- linha nigra (linha mais escurecida entre a região púbica e o umbigo) pode ficar mais escurecida;
- outras hipercromias, manchas mais escuras na pele podem surgir, como nas aréolas do mamilo e no rosto, o famoso melasma.
Devido ao edema (inchaço) das mãos no período gestacional, pode haver uma certa “pressão” nos nervos do punho e causar dor ou formigamento no local. Não faça movimentos repetitivos e alongue essa musculatura sempre que possível. Sempre que apresentar algum sintoma diferente do seu habitual, informe ao seu obstetra.
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 29 a 31 cm, da cabeça aos pés, tem o tamanho de uma toranja e pesa entre 500 a 550 g. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- cabelo começa a mudar de cor;
- ganho de peso mais acelerado a partir dessa semana;
- a placenta bem desenvolvida transfere nutrientes e oxigênio para o bebê;
- quase todos os órgãos internos estão agora em seus lugares e começam a funcionar;
- movimentos do bebê mais intensos – consegue ver os chutes sem mesmo colocar as mãos;
- pele mais flácida e rosada, devido ao baixo armazenamento de gordura e ao desenvolvimento veias e artérias logo abaixo da pele. Mais perto do nascimento a gordura armazenada logo abaixo da pele já estará mais intensas e a pele nao será mais transparente.
Dica
Nesse período a constipação pode estar se tornando mais intensa e a tendência se você não fizer nada a respeito é piorar. Portanto, aumente a ingestão de fibras lentamente (chia, cereais..) e água ou suco de ameixa que é um laxante natural!
=> Saiba mais: Como prevenir a constipação na gravidez
24ª Semana
Na 24ª semana, que corresponde ao sexto mês de gestação, até a 28ª semana deve ser realizado um exame de tolerância a glicose, para avaliar se a futura mamãe apresenta diabetes gestacional. O aumento na taxa de glicose durante a gestação pode representar crescimento fetal excessivo e hipoglicemia neonatal, além de outras consequências futuras para o bebê.
Seu corpo
Nesse momento, sua barriguinha continua crescendo e seus seios podem ficar mais doloridos e com a presença de estrias. Portanto, hidrate bem a região. Outras sintomas que podem persistir nesse período:
- constipação;
- hemorroida;
- dores de cabeça;
- pele mais ressecada;
- dor abdominal inferior provocado pelo ligamento redondo do utero.
- visão embaçado devido a diminuição da produção de lagrimas devido ao s hormônio da gestação.
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 30 a 32 cm, tem o tamanho de uma romã e pesa entre 550 a 600 g. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- os cabelos , sobrancelhas e cílios estão presentes e são da cor branca;
- o rosto do bebê está formado, e já pode parecer mais com a mamãe ou com o papai;
- ganho de peso acelerado devido acúmulo de gordura e formação de órgãos, músculos e ossos;
- pulmões em desenvolvimento começam a produzir o surfactante pulmonar, que evitará o colapso dos pulmões após o nascimento.
Dica
Nesse período seu bebê pode estar deixando a sua marca em seu corpo em forma de estrias, sejam elas rosas, vermelhas, roxas ou amarronzadas.
Elas aparecem conforme seu corpo se expande para acomodar seu bebê, seja na região abdominal , seios, nádegas ou coxas. O ganho de peso rápido também favorece o aparecimento delas.
Use e abuse de hidratantes, como a manteiga de cacau, ou óleos, para deixar a pele bem hidratada e evitar o aparecimento dessas indesejáveis.
25ª Semana
Na 25ª semana, que corresponde ao sexto mês de gestação, suas viagens de avião podem estar próximas de acabar! Você pode não conseguir mais viajar de avião a partir do sétimo mês de gestação, se estiver carregando gêmeos, e a partir do oitavo mês se tiver apenas um bebê na sua barriga.
No entanto, sempre antes de planejar uma viagem de avião, consulte as regras da companhia área de sua preferência.
Seu corpo
É provável que a essa altura sua barriguinha já esteja bem pronunciada e a lombalgia (dor nas costas) esteja te incomodando. Para aliviar essa questão, sempre tente ao longo do dia, deitar um pouco e elevar as pernas. No banho deixe cair aquela água morna na região dolorida ou faça compressas mornas deitada na cama.
Outros sintomas que podem persistir:
- estrias;
- hemorroida;
- umbigo saliente;
- visão embaçada;
- azia ou indigestão;
- sangramento gengival;
- edema (inchaço) nos pés e tornozelos.
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 32 a 34 cm, da cabeça aos pés, tem o tamanho de uma berinjela e pesa entre 500 a 700 g. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- os soluços se tornam mais comuns;
- depósito maior de gordura sob a pele;
- começa a mexer os dedos das mãos e pés;
- já consegue visualizar os cabelos do bebê no próximo ultrassom;
- desenvolvimento pulmonar com a formação dos vasos sanguíneos.
Dica
Nesse período você pode estar numa pilha de nervos. É normal! Mas você tem que aprender a relaxar! Pois o estresse exagerado pode aumentar o cortisol no seu organismo mais do que deve e provocar malefícios para sua saúde e a do seu bebê.
Portanto, aprenda a meditar, pratique ioga, ou até mesmo leia um livro ou escute uma música relaxante.
=> Saiba mais: Meditação para dormir bem e relaxar!
26ª Semana
Na 26ª semana, que ainda corresponde ao sexto mês de gestação, você pode achar que está carregando na barriga um lutador, de tanto chutes fortes que você está levando, inclusive alguns podem até te tirar o fôlego ou te dar uma dor nas costelas! Se isso acontecer mude de posição e descanse um pouco para se recuperar.
Seu corpo
Nesse momento a insônia pode estar rondando suas noites devido a falta de posição para dormir! Outros sintomas que ainda persistem:
- cãibras;
- esquecimentos;
- dores de cabeça;
- azia ou indigestão;
- dor ligamento redondo do útero;
- edema (inchaço) nos pés e tornozelos;
- aumenta a frequência de idas ao banheiro para fazer xixi.
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 34 a 36 cm, da cabeça aos pés, tem o tamanho de uma abóbora e pesa entre 700 a 950 g. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- início da formação das unhas;
- ondas cerebrais mais ativas e responsivas;
- contínuo aprimoramento do reflexo de sucção e deglutição;
- a partir dessa semana seu bebê pode abrir os olhos pela primeira vez! Ai que emoção!
- movimentação do bebê ainda intensa e forte apesar de já estar diminuindo o espaço livre;
- sistema imunológico incluindo linfonodos, baço e timo está se desenvolvendo muito rapidamente;
- as narinas estão começando a funcionar (nesse momento ele “respira”o líquido amniótico) para se preparar para a entrada de ar após o nascimento.
Dica
Nesse período fique atenta se houver um edema muito pronunciado nos seus membros inferiores.
Existe uma alteração na gravidez chamada de pré-eclâmpsia que em poucas palavras é uma associação entre edema excessivo em membros inferiores, pressão arterial elevada e proteína na urina. Essa alteração traz riscos a saúde do bebê e da mamãe. Portanto qualquer alteração em seu corpo informe ao seu obstetra.
27ª Semana
A 27ª semana corresponde ao sexto mês de gestação, e a última semana do segundo trimestre!
Nesse período é normal que haja uma sensação de “falta de jeito” para realizar suas atividade diárias, que antes eram tão fáceis. A partir de agora seu centro de gravidade está alterado, você pode se pegar derrubando as coisas ou perdendo o equilíbrio. Por isso, redobre os cuidados!
Seu corpo
Você pode começar a apresentar um leve falta de ar devido à compressão do seus pulmões pelo útero, e a respiração profunda pode não ser tão fácil assim. Por isso, respire lentamente, puxe o ar com tranquilidade e descanse sempre que possível! Os sintomas que podem persistir:
- estrias;
- insônia;
- cãibras;
- tonturas;
- esquecimentos;
- azia ou indigestão;
- dor ligamento redondo do útero;
- edema (inchaço) nos pés e tornozelos;
- aumenta a frequência de idas ao banheiro para fazer xixi.
Seu bebê
Seu bebê mede aproximadamente 36 a 37 cm, da cabeça aos pés, tem o tamanho de um repolho e pesa entre 900 g a 1,1 kg. As principais mudanças que acontecem com ele são:
- está ganhando peso de forma acelerada;
- seu bebê pode reconhecer a sua voz;
- as papilas gustativas estão bem desenvolvidas.
Dica
Nesse período aproveite o desenvolvimento auditivo do seu bebê que está a todo o vapor e reserve um tempo do seu dia para conversar com ele, cantar ou ler uma história.
Concluindo…
Agora que você já sabe o que acontece na gravidez semana a semana no segundo trimestre é possível vivenciar essas mudanças desse período da maneira mais segura e tranquila possível! Respire fundo que vem por aí o terceiro e último trimestre!
=> Saiba mais: Terceiro trimestre!
Até o próximo post!
O que você achou das nossas dicas? Adoraríamos saber! Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais futuras mamães possam conhecer os fatos sobre a Gravidez semana a semana: segundo trimestre. E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber notícias fresquinhas em seu e-mail.
Até a próxima dica!
*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.