Você sabe qual é o período de maior risco na gravidez? Quando começam os enjoos? Sabia que muitas mulheres não contam quantas semanas tem um mês e podem se complicar na hora da contagem? Para entender melhor todas essas questões, leia este post e entenda o que acontece na gravidez semana a semana: primeiro trimestre!
Antes de tudo, é necessário entender como funciona a contagem das semanas na gravidez. É bem simples e fácil de entender: a contagem começa a partir do primeiro dia da última menstruação, mesmo que você ainda não esteja grávida.
1.ª Semana
Essa é a semana que você ainda não está grávida, você acabou de menstruar, mas seu corpo está se preparando para a gravidez. É a fase em que você precisa ter responsabilidade com o seu corpo, assim como em todas as outras, mas é aqui onde você deve começar a se cuidar, começar uma dieta e ter hábitos mais saudáveis.
Você deve aprender sobre a gravidez e o que está por vir, como entender o que acontece semana a semana durante a gestação e estar consciente de quantas semanas tem um mês, que é aproximadamente quatro semanas.
2.ª Semana
Nesta fase, é onde o corpo se prepara para a fecundação, que nada mais é do que a liberação de hormônios que possibilitam a ovulação e posteriormente a fecundação. Além disso, suprem o útero e dão os requisitos que são necessários para criar a vida que está por vir.
A partir dessa semana é possível calcular, por meio do ultrassom e com maior precisão, a gestação.
=> Saiba Mais: Consulta pré-concepcional: tudo o que você precisa saber
3.ª Semana
Muitas mulheres nesta etapa ainda nem sabem que estão grávidas porque suas menstruações ainda não atrasaram, porém, é quando de fato a gravidez começa, pois é nesta semana que se inicia a fecundação. E é nesta semana que é definido o sexo do bebezinho.
Aqui acontece a implantação, um processo normal da gravidez onde o embrião se conecta ao revestimento do útero, o que pode gerar um pequeno sangramento vaginal, que às vezes é confundido com a menstruação em mulheres que não perceberam ainda que estão grávidas.
4.ª Semana
É a partir desta semana que muitas mulheres começam a desconfiar que estão em gestação, pois a menstruação não chega e alguns sintomas podem aparecer, como sensibilidade na mama, alterações de humor, cansaço, etc.
É muito importante, para ter certeza do que está por vir, fazer testes de gravidez por sangue.
Nessa etapa o bebê passa a medir 1mm a 2mm, do bumbum à cabeça, porém, ainda não é possível enxergar no ultrassom.
5.ª Semana
A partir daqui, se a desconfiança continua e você não fez testes, o ideal é realizar um teste de sangue para ter certeza da gestação e posteriormente visitar um obstetra, onde o profissional fará muitas perguntas, solicitará diversos exames e você deve tirar todas as suas dúvidas.
No final desta semana, o bebê já mede em torno de 2,5mm e pode ser visto no ultrassom. Apesar de ser apenas um ponto branco, essa pode ser a primeira foto de seu bebê, então, aproveite o momento!
6.ª Semana
É a partir dessa semana que começam os enjoos. É importante notar se a quantidade que está vomitando é normal e beber bastante água.
Também é muito importante que tenha marcado um pré-natal até este momento, já que este é o período mais fundamental no desenvolvimento do seu bebê.
Você pode estar se perguntando qual é o período de maior risco na gravidez, pois bem, está a partir desta semana. Portanto, trate de se cuidar e cuidar do seu bebê: evite drogas, remédios sem prescrição médica e alimente-se bem.
7.ª Semana
Neste período o bebê começa a desenvolver mais órgãos e é possível ouvir os batimentos cardíacos no ultrassom.
A mãe está com os hormônios muito aflorados e pode ter começado a ganhar ou perder peso e as alterações de humor e enjoos continuam.
=> Saiba Mais: O que é Endometriose, quais seus sintomas e como tratar
8.ª Semana
Já é possível identificar o sexo do bebê através do exame de sexagem fetal (um exame de sangue). As células ósseas começam a se formar e uma cabeça maior que o corpo é o formato do seu bebê.
9.ª Semana
A partir dessa semana já podemos ver alguns movimentos do bebê no ultrassom e seu coração já está formado.
A mãe continua com os mesmos sintomas, porém, é muito importante que vá regularmente ao médico, pois, é muito importante que sua alimentação esteja em dia e saudável.
10.ª Semana
Aqui, o bebê deixa de ser um embrião e se torna um feto. É possível enxergar a cabeça maior que o corpo, nariz e olhos. O órgão genital começa a se desenvolver.
11.ª Semana
Agora que a sua gestação possui um feto, a fase mais crítica do processo já terminou.
A mãe pode ter um aumento mais significativo de peso, porém, pode haver melhoras nos enjoos, cansaço e náuseas.
Dica: A partir da 11ª semana (até a 13ª semana) já é possível realizar o primeiro ultrassom morfológico. Um exame já muito conhecido das mamães e muito importante para a saúde do bebê. Pois, além de permitir visualizar a primeira imagem e algumas vezes avaliar o sexo do bebê, o exame consegue mostrar o tamanho do bebê, o que permite avaliar seu desenvolvimento. Com esse USG morfológico é possível avaliar o risco de síndrome de Down (e outras síndromes) baseado na translucência nucal, que é a medida da nuca do feto.
12.ª Semana
Os sintomas da mãe podem estar melhores e logo cessarão.
O feto já tem muitos órgãos quase formados e bem estruturados. Daqui para frente, eles apenas cresceram e vão se desenvolvendo até a chegada do nascimento.
13.ª Semana
Os órgãos funcionam e já estão formados. Já é possível confirmar o sexo através do ultrassom. A chance de aborto cai para 65%.
A partir do terceiro mês de gravidez, o bebê começa a engolir líquidos amnióticos e passa a urinar, além também de desenvolver pulmões, digitais, pele fina, pelos iniciais, etc.
Para a mamãe, a tendência dos enjoos é a de diminuir, as mamas tendem a ficar mais volumosas e possivelmente doloridas, além da barriguinha começar a crescer e aparecer!
Conclusão
Entender esse primeiro trimestre de gravidez é muito importante para as mães, pois, são os meses mais importantes para o desenvolvimento da vida que está sendo gerada na gestação. É aqui que se inicia o processo de se tornar mãe e cuidar da vida de seu bebê.
Agora que você já sabe o que acontece semana a semana na gravidez, quantas semanas tem um mês, quando começam os enjoos e qual é o período de maior risco na gravidez, não deixe de se cuidar e cuidar do seu bebê!
E aí esse conteúdo foi útil para você? Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam conhecer sobre a Gravidez Semana a Semana – Primeiro Trimestre! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários!
Até a próxima dica!
*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.