Gravidez semana a semana – 3º Trimestre – da mamãe e do bebê

Gravidez semana a semana 3 Trimestre  - Gravidez semana a semana – 3º Trimestre – da mamãe e do bebê
Gravidez semana a semana 3º Trimestre /Marjon Besteman por Pixabay

Neste post, vamos comentar o que acontece semana a semana na gravidez com a mamãe e o bebê durante o 3º trimestre, que corresponde ao 7º até o 9º mês de gestação. Falta pouco!

As mudanças continuam presentes e é importante saber se preparar e compreender o que está passando com você nesse momento. Quanto mais informada estiver, melhor poderá lidar com os desconfortos físicos e emocionais inevitáveis dessa fase. Na parte final do post, veja algumas dicas que irão ajudar você nesses momentos. Boa leitura!

O que acontece semana a semana na gravidez no 3 trimestre

28ª Semana

Na 28ª semana, que corresponde ao sétimo mês de gestação, o bebê tem 90% de chance de viver fora do útero e já está buscando a posição de saída. A cabeça começa a acomodar-se na posição para o parto, e seu útero continua crescendo. 

Seu corpo 

É normal que haja uma pressão no nervo ciático, localizado na parte inferior da coluna, o que provoca dor nas nádegas, sensações de dormência e formigamento na parte de trás das pernas. Outros sintomas que podem aparecer nessa fase são:

  • inchaços nas pernas e pés;
  • gases;
  • tonturas;
  • sangramento gengival;
  • melasma. 
Dica 

Para aliviar essa dor na coluna devido ao nervo ciático, também chamada de ciatalgia, podemos fazer alguns truques, como colocar uma bolsa de água morna no local ou no banho deixar a água morna em contato com a coluna, realizar alongamentos frequentes ou exercícios leves que fortaleçam a musculatura dessa região. 

Seu bebê

Seu bebê mede aproximadamente 38 cm, tem o tamanho de uma folha de alface e pesa entre 1 a 1,2 kg. As principais mudanças que acontecem com ele são:

  • presença de soluço, a fim de estimular o diafragma e as atividades de respiração, algo fundamental para quando ele estiver fora da barriga;
  • soninho em horários mais regulares durante o dia e faz uma baguncinha à noite;
  • sonhar durante o sono;
  • piscar os olhos;
  • colocar a língua para fora.
Dica

Nesse período consuma mais alimentos ricos em ferro, pois seu bebê está absorvendo a maior parte do seu estoque desse mineral. Alguns alimentos ricos em ferro são: carne bovina, tofu, espinafre e feijão. E quando consumir esses alimentos misture um pouco com uma vitamina C, como a laranja, para melhor absorção desse mineral!

=> Saiba mais: Gravidez semana a semana 1º trimestre

29ª Semana

Na 29ª semana, que corresponde ao sétimo mês de gestação, seu bebê está próximo do seu tamanho de nascimento, mas seu peso irá mais que dobrar até o final da gestação. Nesse período também podem aumentar as chances de você desenvolver infecções urinarias. Por isso, a qualquer alteração ao urinar, informe o seu médico. 

Seu corpo

Um dos “ensaios” adotados pelo seu corpo para o momento do parto é a frequência das contrações de Braxton Hicks, nome dado em homenagem ao cientista que as descobriu. Converse com o seu médico para saber a diferença entre elas e as contrações “reais”. 

Constipação, varizes, hemorróidas, insônia e colostro são outras características da 29ª semana. O colostro é um líquido amarelado que vaza do peito e é o que alimentará o seu bebê nos primeiros dias de nascido. 

Seu bebê

Nessa fase, seu bebê mede de 39 a 41 cm, tem o tamanho de uma couve-flor e pesa entre 1,1 a 1,4 kg. Algumas  mudanças observadas nessa fase são: 

  • seu bebê já sorri;
  • você sente uma espécie de cutucada por causa do espaço mais limitado na barriga;
  • e os soluços permanecem.
Dica

A partir dessa semana fique atenta, e todos os dias monitore a frequência de chutes do seu bebê, pelo menos 2 vezes ao dia, ou a quantidade que seu médico orientar. Assim, você conseguirá saber se tudo está correndo bem lá dentro.

30ª Semana

Constipacao na gravidez - Gravidez semana a semana – 3º Trimestre – da mamãe e do bebê
30ª semana da gravidez

Na 30ª semana, que corresponde ao sétimo mês de gestação, seus sintomas do início da gravidez irão voltar!

Seu corpo

Agora, você sente sua barriga ainda maior e mais pesada. Azia, estria e cansaço são alguns sintomas que acompanham essa fase. Lembre-se do uso do protetor solar, para minimizar os riscos do aparecimento do  melasma.

Seu bebê

O bebê mede cerca de 41 cm, pesa mais ou menos 1,4 kg e tem o tamanho aproximado de um brócolis. Além disso, ocorrem mais mudanças:

  • o cérebro cresce e fica enrugadinho;
  • ele continua mexendo sem parar;
  • as mãos já estão formadas e as unhas crescem.
Dica

Nesse período em especial evite alimentos picantes, muito gordurosos ou frituras em geral, faça pequenas refeições ao longo do dia e espere ao menos 2 horas após uma refeição para se deitar. Isso porque nesse período da gestação o músculo que separa o esôfago do estômago está mais relaxado o que irá facilitar o refluxo de alimentos e a azia. Ficando atenta a essas dicas você não sentirá tanto desconforto.

31ª Semana

Na 31ª semana, que ainda corresponde ao sétimo mês de gestação, você deve ficar atenta a inchaços anormais, como na face, além de alteração na visão e dores de cabeça.

Esse edema pode indicar um sinal de pré-eclâmpsia, caracterizado por inicio súbito de pressão alta, inchaço em partes do corpo como face e mãos, e liberação de proteínas na urina. Por isso a qualquer sintoma diferente que você apresentar, informe ao seu médico. 

Seu corpo

Você continua em expansão e pode andar meio esquecida das coisas, o que é normal para o cérebro de uma grávida nesse período! Dores nas costas, falta de ar e vontade de fazer xixi mais vezes também fazem parte do momento. Com isso, seu sono também pode ficar comprometido durante à noite.

Seu bebê

Na 31ª semana, o bebê já pesa aproximadamente 1,5 kg, mede 41 cm e tem o tamanho de um coco. Além disso:

  • a parte cerebral continua em desenvolvimento, mais especificamente as conexões cerebrais;
  • todos os cinco sentidos do bebê estão despertando, portanto, cante boas canções para ele;
  • o soninho dele agora é mais frequente e por períodos mais longos.
Dica

Vista-se confortavelmente. Retire os saltos e aquelas calças apertadas e invista em boas sapatilhas e vestidos soltos ou calças legging de gestante. Isso porque seu senso de gravidade está alterado e suas articulações estão mais soltas o que pode provocar quedas indesejáveis.

=> Saiba mais: Gravidez semana a semana 2º trimestre

32ª Semana

A 32ª semana corresponde ao oitavo mês de gestação, e a partir desse período é provável que seu bebê comece a se deslocar sentido a sua pelve e fique de cabeça para baixo para se preparar para o parto.

Seu corpo

Fique de olho nas suas contrações de ensaio. Já comentamos sobre elas na 29ª semana. As demais sensações, como constipação, cãibras nas pernas, lombalgia e colostro seguirão daqui para frente. Coceiras na barriga e em outras regiões também podem aparecer, principalmente devido ao ressecamento da pele nesse período.

Seu bebê

O bebê pode saltar de 41 para 43 cm e o peso estará entre 1,6 a 1,8 kg, quase do tamanho de um melão. Os desenvolvimentos mais expressivos dele são:

  • inalação do líquido amniótico;
  • a pele dele deixa de ser transparente e fica opaca, devido ao acumulo de gordura sob a pele;
  • com exceção dos pulmões, todos os órgãos dele estão totalmente formados.
Dica

Esteja com seu plano de parto pronto e sua mala de maternidade arrumada, para qualquer imprevisto que possa vir a acontecer. A mala da maternidade deve conter pelo menos camisola, chinelo, produto de higiene pessoal, roupas do bebê, fraldas e a sua roupa. Ah e não esqueça a cadeirinha do carro instalada no banco traseiro.

33ª Semana

Na 33ª semana, que corresponde ao oitavo mês de gestação, você já sabe em qual hospital terá seu bebê e provavelmente já deve ter feito uma visita a maternidade para conhecer o local e suas políticas. Caso ainda não o tenha feito essa é a hora.

Seu corpo

Cuide do seu humor! A insônia nessa fase é bastante comum. As mudanças hormonais podem deixar suas unhas mais frágeis. Você também pode se sentir meio sem jeito, porque seu centro de gravidade muda. Não se preocupe por derrubar uma coisa ou outra pelo caminho. 

Nesse período também pode ocorrer dores na lateral da sua barriga principalmente quando você muda de posição ou ao se levantar. Essa dor é provocada pelo ligamento redondo do útero. O útero ao aumentar o seu tamanho ele estica esse ligamento podendo ocasionar dores eventuais. Caso essas dores sejam extremas lembre de comentar com seu médico.

Seu bebê

Agora seu bebê terá em torno de 43 cm e 1,9 kg, aproximando-se do tamanho de uma abóbora. E não para por aí:

  • ele pode chegar a engordar 0,5 kg por semana;
  • beber até 1,5 litro de líquido amniótico por dia;
  • mexer-se com mais intensidade ainda;
  • e distinguir o dia da noite, devido a facilidade de entrada da luz na parede do útero mais fina.
Dica

Descanse! Você deve estar com cãibras, dores nas costas e dificuldade para dormir, tudo isso irá te desgastar e alterar o seu humor. Para que isso não aconteça o ideal é tirar vários minutinhos ao longo do dia para descansar! Seja ler um bom livro, escutar uma música relaxante, um banho mais demorado, elevar as pernas, meditar, enfim, relaxar! 

34ª Semana

mulher gravida - Gravidez semana a semana – 3º Trimestre – da mamãe e do bebê
34ª semana da gravidez /created by drobotdean/freepik

Na 34ª semana, que corresponde ao oitavo mês de gestação, seu útero ainda está crescendo, e a falta de ar pode te incomodar um pouco mais nesse período. 

Seu corpo

Além dos famosos sintomas, como dor nas costas, constipação, hemorroida, inchaço nos pés, insônia e as estrias, você pode sentir mudanças temporárias, como aumento de corrimento vaginal e alteração na visão, porque seus olhos podem ficar mais secos e sensíveis.

Seu bebê

Agora, seu bebê tem aproximadamente 43 a 46 cm e 2,3 kg, ou seja, quase o tamanho de um abacaxi. Além disso, ocorrem outras mudanças:

  • o bebê fecha os olhos para dormir e os mantém abertos quando está acordado;
  • você consegue ver o formato perfeito das mãos e outras partes do corpo através da barriga quando ele se movimenta;
  • o vérnix começa a ficar mais espesso, para ajudar na hora do trabalho do parto;
  • o sistema imunológico do bebê está em pleno vapor.
Dica

Converse com seu médico e peça instruções claras sobre como serão as contrações de parto e o que você fazer caso elas se iniciem nesse período. Pergunte o que deve fazer se a bolsa estourar, se deve ligar para ele ou ir para o hospital. Quanto mais esclarecida você estiver, mais tranquila você estará no momento mais especial da sua vida.

=> Saiba mais: Como prevenir a constipação na gravidez 

35ª Semana

A 35ª semana, indica que o oitavo mês de gestação está quase indo embora.

Seu corpo

Azia ou indigestão podem piorar nessa fase. Além disso, contrações de ensaio, dores de cabeça ocasionais, varizes, hemorróidas e incontinência urinária são alguns desconfortos que ainda podem incomodar.

Seu bebê

Seu bebê pode chegar a medir 46 cm e pesar 2,4 kg, o tamanho de uma abóbora do campo. Nesse período, o bebê:

  • começa a deslizar, porque já não tem espaço para dar chutes e socos;
  • já está na posição para o parto;
  • tende a ganhar mais peso devido ao acúmulo de gordura.
Dica

Nesse período a azia pode te incomodar bastante e algumas mudanças simples no dia a dia podem te ajudar a passar por esse período mais tranquilamente. Faça pequenas refeições ao longo do dia e com calma, assim você não irá exagerar em apenas uma refeição. Ao se alimentar  esteja sentada e com a postura mais ereta possível. Não misture líquidos com as refeições. Após o término de uma refeição espere ao menos 2 horas antes de se deitar. 

36ª Semana

A 36ª semana corresponde ao início do nono e último mês de gestação! Seja bem-vinda ao final do seu mais maravilhoso milagre, dar a vida a alguém!

Seu corpo

Infelizmente a insônia pode estar a todo o vapor. Além disso, pode haver o aumento do corrimento vaginal, e este pode vir acompanhado de um pouquinho de sangue. O tampão mucoso, que protege o útero durante a gestação, pode sair com semanas ou horas antes do parto. Converse com o profissional de saúde que acompanha você para evitar preocupações.

Seu bebê

O bebê cresce de 46 a 48 cm e pode pesar 2,7 kg, o que se assemelha ao tamanho de um maço de couve. Ele agora:

  • é mais fofinho, com o corpo mais formado, e sua estrutura, como ossos e cartilagens, estão mais macias para facilitar a saída pelo canal do parto;
  • fica mais próximo a pélvis (você vai perceber sua barriga mais baixa);
  • reconhece a voz da mãe e demais sons familiares, pois sua audição está apta o suficiente para isso.
Dica

Nesse período o bebê desceu um pouco mais e está bem próximo a sua pelve, com isso a dor pélvica pode aumentar, e a sua respiração tem a tendência de melhorar, pois o seu diafragma não esta sendo mais tão “empurrado”.

E para aliviar essa dor pélvica, faça exercícios para fortalecer essa região, como os exercícios de Krueger (contração dos músculos da pelve como se estivesse prendendo o xixi), ou também deite com os quadris elevados, aplique compressas mornas no local. E até mesmo uma boa massagem do seu parceiro pode ajudar.

37ª Semana

Na 37ª semana, que corresponde ao nono mês de gestação, os preparativos para o trabalho de parto estarão se aproximando. E sua casa já deve estar pronta para receber esse novo ser!

Seu corpo

Nessa semana, você perceberá mudanças na mama, para melhorar a pega do seu bebê, e pode vir a sentir cãibras e dor pélvica. Inclusive seu médico durante a consulta poderá realizar um exame ginecológico para avaliar, dentre outros, o amadurecimento do colo do útero e também se há alguma dilatação do mesmo. Lembrando que para seu bebê passar pelo canal de parto sua dilatação deve estar em 10 centímetros. 

Seu bebê

Seu bebê terá o tamanho de um melão-canário, pesará 2,9 kg e 48 cm. O bebê passará a:

  • girar para os dois lados, piscar os olhos, inalar e exalar o líquido amniótico;
  • agarrar os pés e o nariz;
  • chupar os dedos. 
Dica

Aproveite esses ultimos dias para descansar e aproveitar sua vida de casada! Faça suas atividade em casal, assistam a um filme, jantem fora, aproveitem para se curtirem esse momento pois em poucas semanas isso irá mudar definitivamente!

38ª Semana

gestante - Gravidez semana a semana – 3º Trimestre – da mamãe e do bebê
38ª semana da gravidez

Na 38ª semana, você está quase na metade no nono mês de gestação! E os calafrios, ansiedade e preocupação estão a flor da pele!

Seu corpo

Seus seios podem começar a vazar um liquido amarelo, chamado colostro, rico em proteínas e com pouco açúcar e gordura, que será a primeira alimentação do seu bebê, e os movimentos intestinais podem provocar diarreias, o que já pode indicar a aproximação do trabalho de parto.

Seu bebê

Tamanho do bebê, 48 a 51 cm e 3,2 kg de peso, equivalente a uma mini melancia. As transformações serão as seguintes:

  • os pulmões e as cordas vocais do bebê já estão fortes para ele chorar, gemer e gritar;
  • os pelinhos do corpo, conhecidos como lanugo, começam a cair.
Dica

Use roupas confortáveis e faça caminhadas leves, isso ajuda o bebê a se posicionar e pode acelerar as contrações de acordo com alguns estudos. 

=> Saiba mais: Sinais do trabalho de parto: como saber que seu bebê está chegando

39ª Semana

Na 39ª semana, você está no nono mês, perto do fim da sua gestação, mas no início de uma nova vida!

Seu corpo

Aqui já podem surgir os sinais do trabalho de parto e a bolsa pode vir a romper. Você poderá sentir uma dor irradiando da virilha em direção às pernas, o que pode ser o bebê pressionando os nervos da região pélvica.

Seu bebê

Aqui o neném já tem o peso do nascimento, 48 a 53 cm e 3,2 a 3,6 kg de peso, semelhante ao tamanho de um melão grande. Principais mudanças:

  • cérebro 30% maior do que há quatro semanas;
  • a pele tem uma pigmentação esbranquiçada até pouco depois do nascimento;
  • seu bebê já está com o peso de nascimento e já está pronto para vir ao mundo.

40ª Semana

Na 40ª semana você está no final do nono mês de gestação. E com muitas expectativas!

Seu corpo

É agora! Algumas gestações chegam ao fim na 40ª semana, mas outras podem ultrapassar essa marca. É normal sentir um pouco de ansiedade nesse momento.

Seu bebê

Aqui o bebê pesa de 3,2 a 4 kg e mede de 48 a 56 cm, o tamanho de uma abóbora redonda. Se ele já nasceu:

  • a eliminação do vérnix pode deixar algumas partes da pele dele seca;
  • ele vai amar ouvir a voz do papai e da mamãe falando com ele!
Dica

Como saber se o seu saco amniótico se rompeu? Se você notar um líquido amarelo e com um cheirinho leve de amônia, provavelmente você apenas teve uma perda de urina. Agora se você notar um líquido incolor e inodoro, e ao tentar estancar o fluxo com os músculos pélvicos o líquido ainda estiver saindo, provavelmente sua bolsa estourou e o que está saindo é o liquido amniótico.

41ª Semana

Na 41ª semana você ainda está no nono mês de gestação. E pode ser a qualquer momento!

Seu corpo

Continue mantendo a calma! Nesse período nenhuma mudança radical está ocorrendo no seu corpo, apenas está se preparando para o gran finale! Fique atenta as contrações, mas tente relaxar! Um sinal que ocorre em algumas mulheres logo antes do início do trabalho de parto é um leve diarreia, devido aos movimentos intestinais estarem mais “relaxados”. 

Seu bebê

Seu bebê segue com as mesmas medidas da semana anterior e é importante monitorar os batimentos cardíacos dele. E realizar um exame chamado cardiotocografia. Outros marcos importantes são as produção do hormônio do estresse pelo bebê para ajudar durante o parto, e a preparação pulmonar do seu bebê, pois a primeira respiração dele será a mais difícil. 

Dica

Pergunte ao seu médico sobre a indução do parto. Converse sobre por que e como ele pode induzir o parto, e se há algum risco para não fazê-lo. E fique atenta as contrações que nada mais são do que ondas rítmicas de endurecimento e relaxamento do útero. No início elas são mais espaçadas e com o passar do tempo se tornam mais próximas umas das outras. Mas se tiver dúvidas contate o seu médico e explique o está sentindo.

42ª Semana

Na 42ª semana você ainda está no nono mês de gestação. E já não aguenta mais de tanta ansiedade!

Se você chegou até aqui duas coisas podem ter acontecido. Primeiro, seu bebê realmente estava preparado para nascer apenas nessa semana, o que é perfeitamente normal. Segundo, a sua data provável de parto poderia estar errada desde o início, o que também não é incomum de acontecer. Por isso, relaxe!

Seu corpo

Seu bebê está tão aconchegante que não quer sair de jeito nenhum! Assim, a esta altura é possível que seu médico recomende a indução do parto.

Seu bebê

Não haverá alteração no tamanho do bebê. Atenção:

  • o fornecimento de oxigênio e nutrientes ao bebê através da placenta fica mais limitado nessa semana;
  • o bebê será avaliado com ultrassom e outros testes que não provoquem estresse nele.
  • a indução do parto ocorrerá através de uma medicação, e enfim seu bebê estará em seus braços!

=> Saiba mais: O que é endometriose?

Dicas para amenizar os desconfortos

  • ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL: ginecologistas, obstetras, fisioterapeutas pélvicos, nutricionistas, nutrólogos e psicólogos são profissionais que podem ajudar você com o que for mais adequado para sua situação. 
  • CÃIBRAS, INCHAÇOS, CONSTIPAÇÃO: mantenha uma alimentação saudável e rica em nutrientes.
  • DOR NAS COSTAS, NA PELVE, NO CIÁTICO E NAS PERNAS: repouso, compressa quente com bolsinha térmica ou mesmo um tempo na banheira, alongamento e massagem.
  • COCEIRAS E ESTRIAS: cremes e óleos hidratantes a base de amêndoas e rosa mosqueta são boas indicações.
  • AZIA, INDIGESTÃO, GASES, ENJOOS: faça pequenas refeições e tome chás, sucos e/ou água saborizada com um pouco de gengibre para reduzir o incômodo.
  • TUDO EM ORDEM: deixe o kit maternidade pronto para que isso seja uma preocupação a menos na hora do parto.
  • SEMPRE: beba muita água, faça pequenas caminhadas e descanse bastante!

Conclusão

Como você pôde ver, é natural que surjam muitas mudanças na gravidez. Busque ajuda profissional sempre e aproveite as dicas para passar por cada uma dessas fases com mais tranquilidade! Boa hora para você!

 

O que você achou das nossas dicas? Adoraríamos saber! Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais futuras mamães possam conhecer os fatos sobre a Gravidez semana a semana – 3º Trimestre. E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber notícias fresquinhas em seu e-mail.

 

Até a próxima dica! 1f60d - Gravidez semana a semana – 3º Trimestre – da mamãe e do bebê

 

 

*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.