6 Dicas para prevenir infecções de ouvido em bebês

Dicas para prevenir infeccoes de ouvido em bebes - 6 Dicas para prevenir infecções de ouvido em bebês
Dicas para prevenir infecções de ouvido em bebês /Anastasia Gepp por Pixabay

Infecções de ouvido em bebês são problemas bastante comuns nos pequenos. Por conta disso, esse é um ponto que geralmente desperta o sinal de alerta na cabeça de uma mãe.

Apesar da preocupação que esse problema causa, que é bastante justificada já que nenhuma mãe quer ver o seu filho com dor, saiba que normalmente a maioria das crianças evolui bem, e o problema é resolvido dentro de pouco tempo.

Apesar de, na maioria dos casos, não causar problemas maiores, as infecções de ouvido podem ser bem incômodas para a criança, o que irá afetar o seu comportamento, e também o seu apetite.

É sempre bom estar atenta aos sintomas para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. Confira a seguir o que são essas infecções, quais os sintomas, qual o tratamento e todas as informações importantes sobre a temática.

Boa leitura!

O que são as infecções de ouvido?

Uma infecção de ouvido nada mais é do que uma inflamação, ou irritação do chamado ouvido médio, provocada por acúmulo de líquido atrás do tímpano.

O ouvido médio é um espaço cheio de ar atrás do seu tímpano, que contém pequenos ossos vibrantes (martelo, bigorna e estribo) que captam as ondas sonoras e as transmitem do ouvido externo para o ouvido interno.

Existem alguns subtipos que podemos classificar, entretanto, o mais comum em crianças é a chamada otite média aguda. Ela pode ser causada por uma bactéria ou vírus. Também pode englobar uma infecção do trato respiratório superior.

Por ser causada por um corpo estranho, bactéria ou vírus, o sistema imunológico trabalha para acabar com a ameaça, por isso o surgimento da febre.

=> Saiba mais: Principais Doenças Respiratórias do Inverno em Crianças e Como Evitá-las

Quais são as causas das infecções de ouvido em bebês?

Como já foi dito, a infecção de ouvido mais comum em crianças é a otite média aguda. Por ser uma infecção viral ou bacteriana, o ouvido geralmente é atingido em decorrência de uma gripe ou resfriado.

Vale ressaltar que qualquer líquido que penetra essa região do ouvido é drenado pelas tubas auditivas para evitar uma infecção. No entanto, um resfriado pode causar obstrução ou inchaço dessa via, e dificultar a drenagem do líquido por conta da irritação do trato respiratório.

Dessa forma, o líquido acumulado no ouvido médio pode, e geralmente vai, conter um aglomerado grande de bactérias, o que causará a infecção de ouvido. Além disso, há o agravante de que as tubas auditivas dos bebês são mais horizontais que as nossas, o que dificulta ainda mais a drenagem.

Essa facilidade de infecção se dá pelo fato de que o sistema de defesa do corpo do bebê ainda não está completamente desenvolvido. Por isso, o corpo encontra dificuldades maiores em impedir a progressão do quadro.

 Sintomas das infecções de ouvido

Como fazer o tummy time - 6 Dicas para prevenir infecções de ouvido em bebês
Sintomas das infecções de ouvido /design by freepic.diller/ freepik

O principal sintoma de uma infecção desse tipo é a dor de ouvido. Como os bebês ainda não conseguem se comunicar como nós, você como mãe deve entender outros sinais, são eles:

  • Irritabilidade: Seu bebê ficará mais irritável, vai chorar mais que o normal;
  • Febre: É muito comum que haja febre superior a 38°C;
  • Insônia: Se seu filho anda dormindo bem menos que o normal, isso pode ser um sinal de alerta. Devido a dor, ele possuirá grandes dificuldades em pegar no sono.
  • Dificuldade em ouvir: Aqui você deve perceber que o bebê não está reagindo muito bem quando você fala com ele;
  • Tentativa de segurar a orelha:  Você pode perceber que o bebê tenta pegar ou tocar a orelha com as mãozinhas. Mesmo que ele ainda não consiga realizar o movimento completo, ele vai ficar movendo muito os braços em direção a cabeça;
  • Redução do apetite: Esse é o sintoma quase que universal de todas as doenças, não só em crianças como em adultos também;
  • Corrimento na orelha: Você pode notar um pouco de fluído amarelo saindo das orelhas;
  • Mal cheiro: É muito comum sentir um mal cheiro saindo da orelha da criança, principalmente se a infecção é causada por bactérias

=> Saiba mais: Sarampo: Sintomas, Diagnóstico, Tratamento e Vacinação

Tratamento das infecções de ouvido

Tratamento das infeccoes de ouvido - 6 Dicas para prevenir infecções de ouvido em bebês
Tratamento das infecções de ouvido

Aqui existem alguns pontos que devem ser ressaltados antes de partirmos para o tratamento de infecções de ouvido em bebês.

O primeiro ponto é que não é preciso entrar em desespero e sair correndo para um posto de saúde ou hospital. Se a febre for menor que 38°C, os sintomas duram menos de 48 horas, e se seu bebê tiver mais que 6 meses, é possível realizar o tratamento em casa.

Para aliviar a dor, aqueça uma fralda úmida e coloque na orelha do bebê. Mesmo que a criança esteja sem apetite, ofereça muito líquido e comidas pastosas para facilitar a ingestão.

Faça com que ele durma com o ouvido infectado para cima para evitar o aumento de pressão.

E atenção, não medique o seu filho sem antes passar por um profissional de saúde. Sempre ouça as recomendações do pediatra.

Agora, se qualquer uma das circunstâncias abaixo acontecerem, o recomendado é levar o seu filho para ser atendido:

  • Ele possui 6 meses ou menos e apresenta os sintomas;
  • Febre superior a 38,8°C;
  • Sintomas persistentes por mais de 48 horas;
  • Presença de sangue ou pus em excesso.

Prevenção

Para prevenir infecções de ouvido em bebês, alguns cuidados básicos podem ser tomados:

  • Mantenha a sua e a higiene do bebê em dia;
  • Não fume próximo ao seu filho;
  • Esteja em dia com a carteira de vacinação;
  • Controle alergias e resfriados;
  • Não deixe a mamadeira, ou qualquer outro líquido no berço, pois pode derramar e penetrar o ouvido;
  • Alimente o seu bebê com ele na posição vertical.

=> Saiba mais: O Que É Fibrose Cística? Quais Seus Sintomas e o Tratamento

Concluindo…

Infecções de ouvido em bebês quase sempre são episódios rápidos, que duram poucos dias. Se o problema persistir por muito tempo, não deixe de levar o pequeno para uma consulta.

Toda mãe sabe que o seu pequenino é o seu maior tesouro, portanto, saiba que é preciso observar todos os sinais que o seu amor te dá. Apesar de ainda não conseguirem falar, eles estão sempre se comunicando.

Lembre-se sempre de manter a consulta com o pediatra em dia. Dessa forma, é possível evitar, além de infecções de ouvido, vários outros problemas.

Também vale destacar que rotinas simples de higiene pessoal, como dar banho correto no seu bebê, podem fazer uma grande diferença na saúde do pequeno.

 

O que você achou das nossas dicas? Adoraríamos saber! Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam conhecer as Dicas para prevenir infecções de ouvido em bebês! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para conhecer mais dicas sobre como cuidar bem do seu bebê.

 

Até a próxima dica! 1f60d - 6 Dicas para prevenir infecções de ouvido em bebês

 

 

*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.