6 Atitudes que ajudam a tornar o seu filho uma pessoa melhor no futuro

mae e o pai brincando com o filho - 6 Atitudes que ajudam a tornar o seu filho uma pessoa melhor no futuro
Mãe e o pai brincando com o filho – Family photo created by freepic.diller/ freepik

Como tornar seu filho uma pessoa melhor para o mundo contemporâneo exige muita paciência, esforço e cuidados. Como devemos criar os filhos para que desenvolvam suas próprias opiniões? Faz-se necessário impor regras? De qual forma é preciso educá-los?

Com a chegada de um novo membro na família, a responsabilidade, os desafios e receios são grandes para todos os familiares e, principalmente, para os pais. 

Sendo assim, neste post, iremos discorrer sobre como tornar seu filho uma pessoa melhor e oferecer dicas de como educá-lo de uma forma que ele ou ela sejam justos, empáticos, pacientes, respeitosos, educados e capazes de decidir por si próprios.

Portanto, acompanhe o post abaixo, compreenda as dicas, aprenda e reflita sobre elas. Boa leitura!

Autonomia e opiniões

uma crianca comendo sozinha - 6 Atitudes que ajudam a tornar o seu filho uma pessoa melhor no futuro
Baby photo created by freepik

Crianças que têm liberdade para decidir quando querem mudar seus cabelos, qual roupa irão usar e quais atividades gostam ou gostariam de realizar, por exemplo, tornam elas propensas a serem , no futuro, mais autônomas e capazes de decidir por si mesmas.

Criar crianças com opiniões, capazes de decidir com suas próprias habilidades e vontades, é muito importante para o desenvolvimento interpessoal delas. Portanto, incentive seus filhos a sempre tomarem suas próprias decisões de uma forma que não machuque ou desrespeite os outros.

Com incentivo e oferecendo permissão para que eles decidam determinadas coisas nos momentos certos, aos poucos, você não precisará tomar todas as decisões sobre o que seus filhos devem ou não vestir, devem ou não fazer durante as brincadeiras ou atividades e assim por diante.

Com certeza, futuramente, você sentirá orgulho de ter criado um filho ou filha que sabe o que quer e que irá aprender a se impor.

Regras

Claro que criar os filhos de uma forma que eles sejam abertos a tomada de decisões e opiniões é muito importante e algo muito bom, porém, existem sempre tópicos que não são abertos para discussão.

Portanto, ensinar as crianças a discernirem o que está ou não aberto a discussões e fazê-los entender que em alguns momentos precisamos fazer coisas que não queremos é muito importante para que eles criem maturidade e responsabilidade. 

Um bom exemplo disso é a saúde e a segurança. Esses tópicos não podem ser negociáveis, pois precisamos fazer com que eles compreendam que, apesar de não ser uma experiência agradável consumir determinado alimento ou utilizar o cinto de segurança no carro, por exemplo, é necessário seguir a orientação dos pais ou responsáveis para que se viva melhor e com mais saúde.

Sendo assim, é necessário explicar de forma paciente que são momentos necessários a serem vividos e que as regras devem ser seguidas, pois elas têm um propósito e são feitas para um bom convívio, paz e segurança entre todos.

Portanto, delimitar regras, mesmo que as crianças não queiram seguir, mas de uma forma que elas compreendam que devem obedecer, é uma base para a criação de uma criança que se tornará um adulto melhor.

=> Saiba Mais: 11 Dicas de como incentivar a leitura das crianças

Diálogo sempre!

mae conversando com a filha - 6 Atitudes que ajudam a tornar o seu filho uma pessoa melhor no futuro
People photo created by freepik

Apesar de às vezes pensarmos que não, as crianças nos ouvem sim e se preocupam com o que dizemos e pensamos a respeito do mundo e dos outros. 

Dessa forma, caso seus filhos façam algo de errado, você precisa se sentar e conversar, explicando o porquê de determinado ato não estar correto de uma forma que eles compreendam quais são as consequências. 

Nessa etapa se faz necessário ter muita paciência, pois algumas crianças podem entender que estão levando uma “bronca” ou não querer te entender, mas precisamos nos esforçar e mostrar que estamos ali para ajudar e ensinar, e não prejudicar. 

Sendo assim, com o tempo, explicando direitinho, sempre ouvindo, entendendo e depois fazendo com que elas nos compreendam e nos escutem, os diálogos serão sempre mais efetivos e sinceros!

Lado positivo

Em situações difíceis e complicadas, costumamos ser dramáticos com os acontecimentos ao nosso redor. Muitos podem se colocar para baixo e, com uma tendência ruim, podem acabar vendo apenas o lado negativo das situações.

Faça com que seus filhos sejam capazes de compreender que às vezes as pessoas podem ser dramáticas, mas elas também podem lidar melhor com tudo ao perceberem o lado positivo da situação.

Elas podem sim se chatearem e ficarem tristes, porém, há sempre o que aprender e melhorar quando se olha o lado positivo das coisas. 

Quando se levanta a cabeça e enxerga que, além daquele sofrimento momentâneo, existe um caminho bom e que pode ser seguido se o indivíduo se esforçar em enxergar o mundo de uma forma mais alegre, saudável e positiva.

=> Saiba Mais: 11 Incríveis benefícios da água 

Ansiedade e medo

chuva pela janela - 6 Atitudes que ajudam a tornar o seu filho uma pessoa melhor no futuro
Flower photo created by shangarey/ freepik

Todos nós nos sentimos ansiosos e desenvolvemos medo durante a vida, mas ter coragem para enfrentar esses sentimentos nos abre muitas possibilidades e conquistas, principalmente no quesito intrapessoal.

Encoraje seus filhos a enfrentarem a ansiedade e receios. Ensine que, ao enfrentá-los, eles se sentirão confiantes. Além disso, ensine também que está tudo bem em errar, pois sempre é possível tentar novamente. 

Ademais, é importante que os pais demonstrem que os filhos sempre terão seu apoio caso necessitarem tentar mais uma vez. Nesse sentido, faça com que eles sejam fortes e possam enfrentar seus medos sozinhos, pois não há o que temer se possuírem o apoio de familiares, amigos e, principalmente, o apoio deles mesmos. 

Por exemplo, minha filha tinha muito medo dos relâmpagos e trovões, e corria para o quarto dela se esconder. Eu tinha duas opções, deixá-la no quarto ou ajudá-la a superar esse medo.

Assim, quando iniciaram os relâmpagos e trovões, eu a carreguei no colo e a levei até a janela da sala e falei “a chuva é importante para molhar as plantas, dar água aos animais e as pessoas, e às vezes ela vem com mais força e essas luzes e barulhos no céu aparecem, mas você não precisa ter medo.” No dia seguinte, que também choveu, ela falou “olha mamãe veio a água de novo do céu para molhar as plantinhas” e não mais correu para o seu quarto.

Vale destacar para seus filhos que, após enfrentarem seus medos, eles serão sempre mais e mais fortes!

Seja paciente

Tornar o seu filho uma pessoa melhor não é uma tarefa fácil, isso exige muito de você. Talvez a dica mais importante para um bom relacionamento e criação de um filho seja ser paciente!

E seja muito paciente, pois as crianças não estão prontas para o mundo. Ninguém está pronto quando nasce. É um lugar gigantesco, cheio de possibilidades, aprendizado, coisas maravilhosas e também difíceis. 

Os nossos filhos estão chegando agora nesse mundo, sem bagagem nenhuma, sem conhecer e saber lidar com nada e muitas vezes pode ser bem difícil se relacionar com eles, mas você é o único e fiel guia.

Além disso, as crianças constroem as conexões neurais muito rapidamente, mas o tempo que leva para um sinal passar por um desses neurônios é dramaticamente mais lento em crianças do que em adultos. Por isso, seu filho tem a tendência de fazer as coisas mais lentamente.

Você deve dar autonomia para seus filhos mas no ritmo deles, ou seja, seja paciente, pois eles precisam ter uma pausa entre o estímulo e a resposta com uma ação. Por exemplo, estou ensinando minha filha a comer sozinha com uma colher e faca (sem serra), e quando eu dava a refeição, durava em torno de 30 minutos, agora ela sozinha uma refeição demora em torno de 1 hora ou mais ….. haja paciência kkk

Portanto, seja sempre muito paciente, pois a forma de como tornar seu filho uma pessoa melhor depende de você, e criando eles assim, faz com que sejam adultos melhores e que assim se forme também um mundo melhor.

 

E aí esse conteúdo foi útil para você? Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam saber Como Tornar o Seu Filho Uma Pessoa Melhor! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários!

 

Até a próxima dica! 1f60d - 6 Atitudes que ajudam a tornar o seu filho uma pessoa melhor no futuro

 

 

*O conteúdo do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.