As temperaturas mais baixas contribuem para diminuir a imunidade das crianças e com isso, aumentar a incidência de doenças respiratórias nas estações mais frias. Portanto, alguns alimentos são indispensáveis para aumentar a imunidade das crianças de forma natural e assim, prevenir essas doenças.
Para proteger seu filho de doenças e manter o nível de energia adequado, você deve dar a ele uma alimentação leve, mas rica em frutas, verduras, legumes, proteínas, carboidratos e fibras.
Ou seja, uma alimentação equilibrada, com vitaminas e minerais, para aumentar a resistência imunológica do organismo, já que no inverno aumenta a ação dos radicais livres que enfraquecem o sistema imune.
=> Saiba Mais: Principais Doenças Respiratórias do Inverno em Crianças e Como Evitá-las
Imunidade da Criança
Imunidade é o nome dado a capacidade do organismo em se defender de vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando a imunidade está baixa, aumenta a predisposição a doenças como gripes, resfriados, entre outras.
Em crianças a imunidade está em formação desde o nascimento e só é considerada completa perto dos 12 anos de idade.
Os alimentos indispensáveis para aumentar a imunidade das crianças de forma natural e assim manter um equilíbrio de vitaminas e minerais são:
Alimentos ricos em Vitamina A
A vitamina A é um antioxidante, capaz de proteger a pele e as mucosas de possíveis infecções, pois auxiliam as células muco ciliares no transporte das secreções.
Essa vitamina pode ser encontrada:
- Abóbora;
- Alho;
- Brócolis;
- Batata doce;
- Cenoura;
- Espinafre;
- Fígado;
- Manga;
- Melão.
Alimentos ricos em Vitamina C
A vitamina C é uma grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico. Possui antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres, responsáveis pela ação deletéria das células do organismo, inclusive do sistema imunológico.
Essa vitamina pode ser encontrada:
- Acerola;
- Brócolis;
- Folhas verdes escuras;
- Gengibre;
- Goiaba;
- Inhame;
- Kiwi;
- Laranja;
- Limão;
- Maracujá;
- Morango;
- Tangerina;
- Tomate.
O gengibre é um potente bactericida e termogênico, além de ser um expectorante natural, reduz as inflamações e a dor. Opte por colocá-lo em sucos, mas pedaços bem pequenos ou lascas fininhas.
O inhame também é anti-inflamatório e ajuda a eliminar as toxinas do corpo, além de fortalecer o sistema imunológico.
Alimentos ricos em Vitamina E
A vitamina E atua como antioxidante e estimula o fortalecimento do sistema imune.
Essa vitamina pode ser encontrada:
- Amêndoas;
- Castanhas;
- Chia;
- Gema de ovo;
- Gérmen de trigo;
- Linhaça;
- Nozes;
- Vegetais escuros.
Alimentos ricos em Ácido Fólico
O ácido fólico ajuda na produção de glóbulos brancos, que atuam na defesa do organismo, reforçando o sistema imunológico.
Essa vitamina pode ser encontrada:
- Brócolis;
- Couve;
- Espinafre;
- Alface;
- Rúcula;
- Ervilha;
- Feijão.
Alimentos ricos em Zinco
O zinco ajuda na defesa do organismo, combatendo gripes, resfriados e outras doenças do sistema imunológico.
Esse mineral é encontrado:
- Abóbora;
- Carnes;
- Cereais integrais;
- Castanhas;
- Chia;
- Ervilha;
- Feijão;
- Grão de bico;
- Lentilha;
- Leite;
- Linhaça;
- Nozes;
- Peixe;
- Sementes de girassol.
Alimentos ricos em Selênio
O selênio também atua como antioxidante, que combate os radicais livre, e também previne infecções.
Esse mineral pode ser encontrado:
- Carnes;
- Castanhas;
- Frutos do mar;
- Grão de bico;
- Lentilha;
- Nozes;
- Ovo;
- Peixe.
Alimentos ricos em Ferro
Mantém o bom funcionamento da respiração e estimula a imunidade.
Esse mineral pode ser encontrado:
- Brócolis;
- Carne vermelha;
- Cereais integrais;
- Espinafre;
- Feijão;
- Inhame
Como Preparar Esses Alimentos Indispensáveis no Inverno
1) Sopas e Caldos
Uma ótima opção de refeição para juntar os nutrientes citados acima, e que combina muito bem com o inverno são as sopas e caldos. Além de esquentarem nossos pequenos nessa estação fria, são muito nutritivos e de fácil digestão.
O ideal são sopas de verduras e legumes, podendo acrescentar um carboidrato, ou proteína. Se possível, acrescente o alho, um poderoso anti-inflamatório e “anti-viral”.
2) Frutas Assadas
As frutas assadas, para esquentar o corpo, podem ser uma boa pedida como, banana, abacaxi, pera e maçã que com um toque de canela ficam deliciosas.
3) Iogurtes
Os iogurtes são ricos em proteínas e cálcio, e quando combinados com as frutas e cereais, garantem o equilíbrio do trato gastrointestinal.
O consumo regular do iogurte, como o Kefir, ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal, chamadas próbioticos, que auxiliam na produção de células de defesa do intestino. Com isso, fortalecem a microbiota natural intestinal e garante uma melhor absorção de nutrientes, favorecendo o sistema imunológico.
Hidratação
Não se esqueça da hidratação! Como a temperatura no inverno é mais baixa, a criança transpira menos, e não fica com tanta sede. Por isso, de hora em hora ofereça-a algum líquido, de preferência, água, água de coco ou sucos naturais.
A água ajuda nas reações fotoquímicas do corpo auxiliando no transporte dos nutrientes. Se optar pelos sucos, escolha os da fruta da estação e com alto índice de vitamina C.
Os chás também são uma boa pedida. Além de serem uma bebida quente e menos calórica, também apresentam benefícios à saúde como, são anti-inflamatórios e antioxidantes naturais e melhoram a digestão.
Acima dos 6 meses os bebês já podem ingerir água e outros líquidos como chás por exemplo.
Podem ser incluídos:
- Chá com gengibre: rico em vitamina C e zinco. É termogênico e melhora o sistema imunológico diminuindo à predisposição as doenças respiratórias.
- Chá com canela: é termogênica, antidiarreica, facilita a digestão e controla a glicose.
Última dica: A maçã devido a presença da pectina, atua como um importante “antigripal”. Então não se esqueça dela!
E aí, essas dicas foram úteis para você? Se foram, compartilhe o artigo com suas amigas, para que mais mamães saibam quais são os alimentos indispensáveis para aumentar a imunidade das crianças!
Comenta aqui embaixo quais são suas dúvidas e o que achou do artigo! Tem alguma receita para compartilhar?
Até a próxima dica! ?
*O conteúdo do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento.