6 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda

6 dicas para ajudar seu bebe a dormir a noite toda - 6 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda
6 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda /mdjaff /freepik

Como fazer o bebê recém-nascido dormir a noite toda é uma das principais dúvidas das mamães e tentantes. O sono do bebê influencia, até mesmo, na qualidade de vida dos responsáveis, principalmente da mãe. Neste post, vamos descomplicar esse processo e te mostrar 6 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda! Assim, você terá mais segurança nessa tarefa que, muitas vezes, é um verdadeiro desafio. Boa leitura!

Qual é a importância do sono?

Segundo a cartilha “O sono normal”, da Associação Brasileira do Sono (ABS), um sono de qualidade é importante desde o nascimento.

Dormir é um procedimento natural do ser humano. Quando dormimos, tudo que aconteceu durante o dia fica guardado na memória temporária para que o cérebro selecione as informações consideradas relevantes para serem permanentes.

Isso também acontece com o bebê. O amadurecimento cerebral, a memória, o foco, o fortalecimento do sistema imunológico e os hormônios do crescimento são alguns dos aspectos desenvolvidos durante o sono.

Dormir a noite toda é um processo aprendido e gradual. Portanto, seja paciente. 

O bebê passa por inúmeras mudanças, marcos de desenvolvimento e crescimento. Tudo é uma novidade para ele, então algumas noites podem ser mais tranquilas e outras, não.

A alimentação está relacionada ao sono, por isso é comum que um recém-nascido durma durante uma mamada. A sensação de saciedade e barriga cheia também favorece o sono. 

Contudo, é preciso dissociar, aos poucos, essas duas demandas, porque a criança precisa aprender a adormecer sem depender do aleitamento, sobretudo durante a madrugada.

Quando o bebê começa a dormir a noite inteira?

Em geral, boa parte dos bebês começam a dormir a noite inteira sem despertar a partir dos 6 meses, mas isso depende de uma série de fatores e do desenvolvimento de cada um, então não há como definir como será o sono do (a) seu/sua filho (a).

O recém-nascido não segue o ritmo circadiano, que é um relógio interno de 24 horas que regula as funções biológicas diárias. Com o tempo, o organismo dele irá se ajustar para saber os momentos  de dormir e de comer, por exemplo.

A Associação Brasileira do Sono (ABS) aponta que, entre o terceiro e o quarto mês de vida, é estabelecido um padrão de ciclo circadiano de sono-vigília.

Cada pessoa é única, mas algumas atitudes podem ser tomadas para que o bebê durma melhor. 

Antes de conhecê-las, entenda como funciona o sono do bebê: um adulto passa por vários estágios do sono, enquanto o bebê até por volta dos 6 primeiros meses tem um sono bifásico e com ciclos mais curtos, por isso é mais fácil ele acordar com frequência.

=> Saiba mais: Marcos do desenvolvimento do bebê de 0 a 6 meses

Como fazer o bebê recém-nascido dormir a noite toda?

o que e tummy time - 6 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda
Como ajudar o bebê a dormir a noite toda /bristekjegor/ freepik

A seguir, você verá como organizar o sono de um recém-nascido com 6 dicas.

  • Incentive uma mamada completa

O bebê costuma ficar cansado após 10 minutos de mamada e dorme. Antes dele pegar no sono, incentive uma mamada completa. A saciedade ajuda o bebê a dormir melhor.

A amamentação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do bebê, além de prevenir doenças e fortalecer o vínculo entre mãe e filho (a).

De acordo com o Ministério da Saúde e outras entidades internacionais, a amamentação deve ser exclusiva até o 6º mês de vida, por isso é importante incentivar o aleitamento completo, com uma pega correta e uma posição agradável tanto para a mamãe quanto para o bebê.

  • Estabeleça uma rotina do sono

Ao definir uma rotina para o sono, o bebê irá se acostumar que certas atividades indicam que é hora de dormir.

Veja uma rotina comum e significativa: dar um banho morno e relaxante seguido de uma massagem com um óleo; vestir o bebê com um pijama confortável; dar uma última mamada; arrumar o seu berço de modo aconchegante e deitá-lo; colocar músicas suaves, cantar uma canção ou contar uma história para o bebê e apagar ou abaixar as luzes.

Lembrando que o bebê deve ser colocado no berço enquanto ainda está acordado para se acostumar.

  • Cuide do local de dormir

Mantenha o mesmo ambiente de dormir e deixe-o limpo, organizado, confortável, silencioso e calmo. Desse modo, o bebê irá se acostumar e dormir com facilidade.

O local ideal para a criança descansar deve ser seguro e acolhedor.

  • Determine um tempo específico de duração das sonecas

Muitas pessoas pensam em manter o bebê acordado durante o dia para que ele durma à noite, mas isso é um erro. As sonecas diurnas são importantes para deixar a criança mais tranquila, fortalecer a imunidade e propiciar o seu desenvolvimento.

Elas também diminuem o risco de problemas de sono e as suas consequências.

Sendo assim, estabeleça horários específicos para o bebê tirar as sonecas e o tempo de duração delas. Ele também irá se acostumar no decorrer dos dias.

  • Estabeleça uma rotina para quando ele estiver acordado

Amamentar, trocar a fralda, brincar e estimular a criança a queimar as suas energias são atitudes que podem ajudar o bebê a dormir. 

Após essas ações, vale a pena proporcionar um momento de soneca, com um horário diário bem definido.

=> Saiba mais: Marcos do desenvolvimento do bebê de 7 a 12 meses

  • Tenha consistência

De nada adianta tomar algumas atitudes uma ou duas vezes. Os pais precisam ensinar o bebê a dormir sozinho, então esse é um exercício constante.

A repetição de uma rotina e de somente um espaço para o bebê dormir irá acostumá-lo. Ele está observando as ações dos responsáveis e, com o tempo, irá aprender que o berço é o seu local para dormir.

Se o bebê não estiver em casa, ocasionalmente ele pode dormir no carrinho, em uma cadeirinha de carro ou em almofadas.

Concluindo…

Um bebê que dorme bem é mais saudável. Você viu como organizar o sono de um recém-nascido e isso deve ser feito desde o nascimento.

Quanto mais cedo esses hábitos forem inseridos, mais rápido o pequeno irá se acostumar.

Com certeza essa é uma fase desafiante, logo é evidente que a privação do sono deixa a mãe exausta. Procure descansar quando o bebê dormir.

Por fim, converse com o pediatra sempre que tiver dúvidas e faça um acompanhamento para que o seu bebê cresça da melhor forma possível.

 

O que você achou das nossas dicas? Adoraríamos saber! Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam conhecer 6 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para conhecer mais dicas sobre como ter uma maternidade mais tranquila.

Até a próxima dica! 1f60d - 6 dicas para ajudar seu bebê a dormir a noite toda

 

 

*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.