O crescimento dos pequenos traz a conquista de novas habilidades, bem como maturidade fisiológica para que eles avancem nos seus processos evolutivos. Tais mudanças exigem das mães, pais e demais cuidadores a atenção necessária para ajudá-los na conquista e no avanço das novas etapas.
É o que acontece com o momento de trocar as fraldas pelo banheiro, o qual pode trazer muito estresse e dúvidas para os pais. Neste post vamos falar sobre dicas de treinamento para o Potty, uma possibilidade de facilitar o desfralde dos pequenos, fazendo com que essa transição aconteça de forma mais leve e respeitando o tempo deles. Acompanhe!
Qual a melhor idade para iniciar o desfralde
O início da transição das fraldas para o banheiro está muito relacionado à habilidade fisiológica de controle do esfíncter, algo que pode ocorrer entre os 2 ou 3 anos de idade, levando-se em consideração o tempo de cada criança dentro do seu contexto familiar, bem como a aquisição de outros sinais, conforme será apresentado no próximo tópico.
É importante frisar a questão do tempo e do contexto da criança, porque muitas vezes a ansiedade e a tendência a comparar com o que acontece com outras famílias pode atrapalhar o processo único de cada pessoa.
Em caso de dúvidas ou inquietação em relação a esse ou outros temas ligados ao desenvolvimento dos pequenos, é sempre necessário buscar orientação médica, para checar se eles estão dentro dos marcos de desenvolvimento adequado a cada fase.
Tendo tais informações como referência, veja a seguir os sinais de prontidão para mais um avanço na etapa de desenvolvimento do seu filho.
=> Saiba mais: 10 Alimentos que não podem faltar na introdução alimentar
Quais sinais podem apontar que seu filho está pronto
Os sinais de prontidão podem ser observados quando a criança já tem algum nível de habilidades de linguagem, motora e social, como:
- desenvolvimento da linguagem e conquista de novos vocabulários: saber nomear cocô e xixi, por exemplo, e a capacidade de responder aos incentivos que valorizem sua autoestima;
- motora: ficar sentada por alguns minutos;
- controle do esfíncter: responsável por controlar o cocô e o xixi, percebido quando a fralda fica limpa por mais tempo que o habitual. É importante ressaltar que se trata de uma habilidade conquistada de forma gradual até por volta dos cinco anos de idade, mais ou menos;
- imitação: ela tende a imitar os adultos ou crianças do seu entorno familiar ou escolar usando o vaso sanitário.
Estratégias de treinamento para o Potty
O Potty é uma forma de apoiar o processo de desfralde e tem como base o acompanhamento do avanço de aquisição de habilidades do pequeno, bem como “recompensá-lo” nas suas conquistas. Veja o que pode ser feito como estratégia!
Engaje seu filho nesse momento
Uma vez que você conclua que já é o momento de iniciar o desfralde, comece a trazer o tema para o dia a dia da criança. Demonstrar empolgação ao falar do uso do vaso sanitário ou penico, mostrar as novas peças de roupas que farão parte do seu vestuário, como calcinhas e cuequinhas, são formas de familiarizá-la com a nova fase.
Outra possibilidade é a utilização de imagens que ilustram esse momento com outras crianças ou lendo livros que tratem do assunto. Hoje em dia, livros com ilustrações com personagens falando sobre o tema, trazendo vocabulários específicos, por exemplo, estão disponíveis para serem usados como uma ferramenta de apoio.
Contar historinhas enquanto a criança está sentada, especialmente se ela for muito agitada, também pode contribuir para que ela adquira a paciência necessária para esse momento.
Reúna os suprimentos necessários
Deixe à mão o penico, alguns pares de roupas e produtos de higiene para os momentos de correr para o banheiro. Mas sem pressão! Saiba que é natural acontecerem muitas escapadas de xixi enquanto o treinamento da habilidade acontece.
E nos momentos das escapadas, se a criança se sentir constrangida, é fundamental que ela se sinta acolhida e entenda que é algo que pode acontecer e ela não precisa se preocupar com isso.
Separamos algumas dicas que podem contribuir ainda mais para o treinamento.
=> Saiba mais: 6 Dicas para prevenir infecções de ouvido em bebês
Dicas de treinamento para o Potty
Dicas de treinamento para o Potty – defina uma data /openClipart-Vectors por Pixabay
1. Defina uma data e comece!
Algumas estratégias de treinamento sugerem que ele seja feito em um dia, em três dias ou mais. No entanto, o importante é respeitar o ritmo de cada criança, pois até em uma mesma família pode acontecer de um irmão levar menos ou mais tempo que outro. O importante é definir uma data e começar.
Uma vez iniciado, mantenha o processo, já que nessa etapa da vida da criança, o ritmo é um dos principais fatores para a conquista de novas habilidades.
2. Deixe-a com menor número de roupas possível
Como a dinâmica exige estar atenta ao momento em que se percebe que a criança sente vontade de fazer xixi ou cocô, o ideal é que não tenha muitas roupas que possam atrapalhar na hora de ajudá-la a usar o vaso ou penico. Mesmo que já tenha escapado algo, o melhor é que ela possa terminar no vaso ou penico.
Para evitar maiores desconfortos térmicos, talvez seja melhor deixar para iniciar o treinamento quando o clima estiver mais temperado, evitando-se as épocas muito frias, especialmente nas regiões em que o clima frio é muito intenso.
3. Pergunte de tempos em tempos se…
Muitas vezes a criança estará brincando e não se dará conta de que está com vontade de ir ao banheiro. Então perguntar de vez em quando se ela está com vontade é uma forma de chamar a atenção dela tanto para que ela perceba as próprias necessidades quanto para que ela aprenda a verbalizar o que deseja fazer.
4. Comemore muito se deu certo
Em todas as etapas do desenvolvimento, a celebração quanto às conquistas é uma forma de incentivo que pode ajudar a criança a manter-se comprometida junto aos adultos nos afazeres dela.
5. Desenvolva outras habilidades também
Ajude os pequenos a desenvolverem outras habilidades durante o processo. Algumas delas são:
- reconhecer os sinais de que é hora de ir ao banheiro;
- pedir para ir ao banheiro;
- colocar e tirar as calças sozinho;
- sentar no vaso sanitário;
- utilizar o papel higiênico;
- ajudar a dar descarga;
- lavar e secar as mãos.
=> Saiba mais: 12 Segredos para uma vida longa e saudável
Dica importante!
Durante o treinamento para o Potty, não se frustre ou deixe seu filho se frustrar! Se está precisando, peça ajuda dos familiares ou amigos. Se o seu filho não estiver preparado, respire fundo e tente novamente mais tarde, não force! Lembre-se de que essa experiência deve ser positiva para toda a família!
O que você achou das nossas dicas? Adoraríamos saber! Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam descobrir 5 Dicas de treinamento para o Potty! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para conhecer mais dicas sobre como se manter saudável durante a gestação.
Até a próxima dica!
*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.