A gravidez é um processo delicado e, por esse motivo, a gestante deve ter uma boa alimentação durante essa etapa. Você quer saber quais são os 12 Alimentos e bebidas para comer durante a gravidez e quais evitar? Leia o post até o final e confira as dicas.
=> Saiba mais: Gravidez semana a semana: Terceiro Trimestre
Quais alimentos comer durante a gravidez?
Antes mesmo da gestação, é importante ter bons hábitos alimentares. Se você está tentando engravidar, saiba que alguns nutrientes contribuem para a concepção e devem ser ingeridos tanto pela futura mamãe, como pelo futuro papai:
- frutas cítricas: ricas em vitamina C, além de potássio e cálcio, contribuem para a estabilização do ciclo menstrual;
- folhas verdes: ricas em ferro e folato, melhoram o processo ovulatório e diminuem os riscos de um aborto espontâneo;
- feijão e lentilha: ricos em ferro, zinco, folato e fibras, auxiliam no equilíbrio hormonal e no fortalecimento dos espermatozoides;
- atum e salmão: fontes de selênio e ômega 3, esses peixes contribuem para a formação dos espermatozoides, além do desenvolvimento cerebral do bebê;
- semente de girassol: rica em vitamina E, zinco, folato, ômega 3 e 6 e selênio, melhora o fluxo sanguíneo nos sistemas reprodutores femino e masculino;
- dentre outros.
Agora confira algumas indicações sobre o que uma gestante pode consumir.
-
Água
A água não só previne infecção urinária e outras doenças, como também ajuda na digestão dos alimentos, na diluição e na absorção de gorduras e sais minerais, além de hidratar e proteger o nosso corpo.
O recomendado é ingerir, em média, dois litros por dia.
=> Saiba mais: 11 Incríveis benefícios da água para a sua saúde
-
Iogurte Grego
O iogurte grego natural possui cálcio, vitamina B12, ácido fólico, potássio e fósforo. Ele ajuda na regularização da flora intestinal e deve ser incluído no cardápio das gestantes, pois é nutritivo para a mãe e para o bebê.
-
Frutas e legumes
Frutas e legumes contêm muitas vitaminas, fibras e minerais necessários e indispensáveis para uma boa gestação.
Se você está grávida, invista em alimentos nutritivos, como folhas verdes e frutas: mamão, melancia, laranja, mirtilo, framboesa, banana, abacaxi, kiwi, cereja, dentre outras.
-
Batata-doce
A batata-doce é rica em carboidratos, ferro, fósforo, vitaminas (como A, C e K), magnésio e potássio.
Por conter vitamina B6 e uma grande quantidade de carboidrato, a batata-doce ajuda a diminuir enjoos e vômitos. Quer saber outros alimentos que diminuem as náuseas? Então leia o post até o final.
-
Grãos integrais, sementes e oleaginosas
Os cereais integrais ajudam a prevenir a prisão de ventre, que é muito comum durante a gravidez. Oleaginosas, sementes e cereais são ótimos para acrescentar na dieta alimentar durante a gravidez:
- linhaça;
- gergelim;
- castanha-do-pará;
- castanha-de-caju;
- grão-de-bico;
- aveia;
- dentre outros.
Feijões e ervilhas são ótimas fontes de ácido fólico.
-
Abacate
O abacate é rico em magnésio e ácido fólico. Ele promove saciedade, ajuda a combater as cãibras, reduz o colesterol ruim, melhora a imunidade e previne doenças congênitas no bebê.
-
Brócolis
O brócolis também possui ácido fólico, além de antioxidantes, vitaminas, cálcio e fibras. Ele fortalece a imunidade, ajuda na formação do sistema nervoso do feto e ajuda a prevenir várias doenças.
-
Frutas secas
As frutas secas são ricas em fibras e auxiliam na regulação do intestino e na diminuição da prisão de ventre durante a gravidez. Elas são boas fontes de energia e, por serem fáceis de carregar, podem ser ingeridas em qualquer lugar.
-
Óleo de peixe
O óleo de peixe é uma fonte de ômega 3, substância que, durante a gestação, melhora a saúde da mãe e as funções cognitivas e oculares da criança.
O ideal é consumir o óleo de peixe desde o primeiro trimestre da gravidez.
-
Salmão
O peixe cru não é recomendado na gravidez, porém, comer de três a quatro porções de peixe assado, grelhado ou bem-passado é bom para o desenvolvimento do bebê.
-
Carne magra
A carne bovina magra traz benefícios à saúde da mãe e da criança, pois é rica em ferro – que previne anemia – e em proteínas, que auxiliam na formação do feto.
É importante que a carne seja magra e bem passada, visto que ela pode atrapalhar o desenvolvimento do bebê se for mal passada e em quantidades exageradas.
-
Ovos
Os ovos auxiliam a produção do leite materno e a formação do cérebro da criança.
No entanto, tenha cuidado, visto que os ovos podem conter bactérias perigosas para a gravidez, como a listeriose e a salmonella. Por isso eles não podem ser consumidos crus ou mal passados.
O que não comer na gravidez
Você viu alguns alimentos que grávidas podem comer, veja também o que você deve evitar se estiver gestante:
- peixe cru e carne mal passada, visto que podem estar contaminados com a bactéria “listeria”, que pode acarretar aborto e parto prematuro;
- leite não pasteurizado e seus derivados, como o leite comprado diretamente da fazenda que não passa por pasteurização, uma vez que ele pode conter diferentes tipos de bactérias que causam mal-estar, diarreia e infecções intestinais;
- frutas e legumes mal lavados, os quais podem ter bactérias, como a que causa a toxoplasmose, doença que pode ocasionar aborto, parto prematuro e malformação do feto;
- atum em lata, visto que contém mercúrio, metal que pode prejudicar a formação do sistema nervoso da criança;
- bebidas alcoólicas, pois atrasam o crescimento e a formação do bebê, além de causarem aborto e fazer a criança nascer com baixo peso.
Além disso, evite comidas gordurosas, apimentadas, refinadas, ultraprocessadas e com muito açúcar e sal.
=> Saiba mais: 10 Alimentos e bebidas a serem evitados durante a gravidez
Alimentos que diminuem os enjoos
Além dos alimentos para comer durante a gravidez, é possível reduzir os enjoos com uma boa alimentação.
Enjoos e vômitos acontecem com muitas mulheres grávidas, o que é um incômodo. Contudo, não é saudável deixar de se alimentar por causa disso.
Inclua na sua dieta alimentos como frutas cítricas; alguns chás (como gengibre, menta e camomila); frutas com vitamina C (como acerola, limão, laranja e abacaxi); vegetais verde-escuros e carboidratos de fácil digestão, como torradas e biscoito de água e sal.
Além disso, consulte um médico para começar a ingestão de um polivitamínico que contenha vitaminas C e do complexo B, cálcio, ácido fólico e outras substâncias que ajudam a manter a saúde da gestante e do bebê, além de diminuírem os enjoos.
Se você precisar de medicamentos contra enjoos, eles devem ser recomendados pelo médico.
Concluindo…
Agora você sabe como deve ser a alimentação na gravidez, então não se esqueça de comer alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas, minerais, carboidratos complexos e gorduras saudáveis, além de beber muita água para ter uma gestação tranquila e um parto agradável.
Por fim, obtenha mais dicas sobre pré-concepção e gravidez no nosso blog e assine a nossa newsletter para receber conteúdos em primeira mão.
O que você achou das nossas dicas? Adoraríamos saber! Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam conhecer os 12 Alimentos e bebidas para comer durante a gravidez! E se ficou com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo e não deixe de se inscrever em nossa newsletter para conhecer mais dicas sobre como se manter saudável durante a gestação.
Até a próxima dica!
*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.