A gestação, sem dúvidas, é um processo esperado por muitas mulheres, mas você sabia que existem alguns alimentos e bebidas que devem ser evitados ou cortados da dieta durante a gravidez?
Se você pretende engravidar ou está grávida, leia este artigo, pois falaremos sobre o que não se pode comer e beber na gravidez, boa leitura!
Alimentos a serem evitados durante a gravidez
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma dieta saudável durante a gravidez, pois existem alguns alimentos que podem atrapalhar o desenvolvimento da criança e a saúde da gestante.
A seguir, confira 10 alimentos e bebidas que devem ser evitados durante a gravidez:
1. Alimentos crus
Um exemplo de alimento cru é o sushi. Alguns médicos afirmam que o consumo de peixe cru deve ser evitado e, se possível, cortado da dieta durante a gestação.
O peixe cru, se não for adequadamente conservado, pode estar contaminado com diversos parasitas, como Salmonella e Listeria, que podem afetar a saúde da mãe e do bebê, e também levar a um parto prematuro ou até mesmo aborto espontâneo.
Por outro lado, existem médicos que acreditam que grávidas podem sim consumir peixe cru de forma moderada e com uma conservação e preparação adequada do alimento.
Na dúvida, consulte o seu obstetra para se informar melhor sobre o assunto.
2. Alimentos mal passados
Alimentos não cozidos, fritos ou não assados completamente, como carne e frangos mal passados e carne defumada podem apresentar problemas à gestante, como o desenvolvimento das doenças toxoplasmose e salmonella, que podem provocar doenças neurológicas graves, incluindo deficiência intelectual, cegueira e epilepsia.
O recomendado é preparar a carne, o frango e os peixes de maneira que fiquem bem passados para reduzir os riscos de contaminação.
=> Saiba mais: Como evitar a constipação na gravidez
3. Legumes e frutas mal lavadas
A Salmonella, a Toxoplasmose e a E. coli também podem estar presentes em alimentos mal lavados como as frutas e os legumes. Essas doenças causam malformação fetal, nascimento prematuro e até mesmo aborto.
Para se prevenir contra essas doenças deve-se lavar muito bem as frutas e as verduras e, durante a gestação, evitar comer em restaurantes que não são confiáveis no que diz respeito à higienização e preparação dos alimentos.
4. Ovo cru
Muitas vezes nós não percebemos, mas o ovo cru está presente em muitos alimentos que consumimos, por exemplo na clara em neve. Assim, o ovo cru pode causar listeriose.
Para se prevenir, evite esses tipos de alimentos durante o período da gestação.
5. Temperos
Você já se perguntou quais temperos grávidas não podem comer? Pois bem, existem alguns temperos que não devem ser consumidos com frequência, como:
- sal: consumido em excesso durante a gravidez aumenta o risco de pressão alta;
- pimenta: agrava alguns dos sintomas que as mulheres têm na gravidez como azia, refluxo, intestino preso, entre outros;
- louro: pode estimular o aborto;
- canela: pode causar contrações e até aborto;
- cúrcuma: de forma exagerada pode provocar aborto;
- dentre outros.
6. Nitratos
Os alimentos embutidos, como presunto, mortadela, salame e salsicha são compostos por uma substância chamada nitrato que apresenta moléculas de ânion nitratos (NO3), que combatem o botulismo (uma doença fatal).
No entanto, os nitratos após serem digeridos são considerados possivelmente cancerígenos, e podem atrapalhar o desenvolvimento do seu bebê durante o período da gestação. Portanto, essas comidas devem ser evitadas ao máximo.
7. Bebidas alcoólicas
Sabemos que tudo o que a gestante come alimenta o feto. Se a mãe ingerir álcool, consequentemente a criança também estará ingerindo.
Isso traz diversas consequências para o bebê, como a “Síndrome alcoólica fetal”, isto é, quando a criança nasce com deficiência ou malformação por conta do consumo materno de bebidas alcoólicas durante a gestação.
Além disso, é aconselhável evitar completamente o álcool nessa fase visto que aumenta o risco de aborto espontâneo e altera o desenvolvimento do cérebro do bebê, segundo estudos.
8. Chás
Alguns chás como o chá de boldo, arruda, alcaçuz, alecrim, canela, camomila, chá-preto, mate, dentre outros, não são indicados nos primeiros meses da gestação, visto que podem ser abortivos e causar contrações.
9. Refrigerantes
Para uma gestação saudável é recomendado maneirar na dosagem de açúcar e os refrigerantes possuem muito adoçante, sendo que alguns têm cafeína, substância que também não é recomendada pela OMS durante a gestação.
10. Energético
Os energéticos possuem muita cafeína, açúcar e sódio. Essas substâncias, ingeridas em grandes quantidades e com frequência, resultam em riscos à saúde da gestante e também do bebê.
=> Saiba mais: Gravidez semana a semana: segundo trimestre
Qual a dieta de uma grávida?
Para ter uma boa gestação e manter um peso ideal o Ministério da Saúde recomenda a ingestão de alimentos saudáveis ricos em proteínas, fibras, carboidratos em quantidades moderadas, ácido fólico, cálcio e ferro, como:
- peixe e carnes magras bem passadas;
- ovo bem cozido;
- grão-de-bico;
- ervilha;
- feijão;
- aveia;
- cereais integrais;
- frutas e legumes;
- mandioca;
- milho;
- iogurte natural;
- dentre outros.
Por fim, o Ministério da Saúde também indica beber bastante água e praticar atividades físicas durante a gestação para melhorar a saúde da mulher e garantir que a criança nasça sem complicações.
O que comer após o parto?
Não é porque você acabou de ganhar o bebê que já está liberada para tomar álcool e comer comidas não saudáveis. É importante manter uma boa dieta, pois no parto você perde muito sangue e gasta muitas calorias, por isso precisa repô-las.
É valioso alimentar-se com comidas ricas em:
- água, como as frutas;
- proteínas, como leite, carnes e ovos;
- antioxidantes, como vegetais e frutas;
- e ferro, como carnes e leguminosas.
Concluindo…
Você viu que existem alguns alimentos a serem evitados durante a gestação, além de bebidas que podem ser fatais para o seu bebê.
A alimentação saudável na gravidez é muito importante. Portanto, cuide da sua dieta alimentar e do seu estilo de vida se você está grávida ou pretende engravidar.
Já pensou em receber um e-book exclusivo com dicas e orientações desde a pré-concepção até a maternidade? Então cadastre o seu email e pronto! Encaminharemos esse e outros conteúdos gratuitamente, aproveite. Se gostou do conteúdo, compartilhe, para que mais mamães possam conhecer 10 Alimentos e bebidas que devem ser evitados durante a gravidez!
Até a próxima dica!
*Os conteúdos do site Só Para Mamães, como textos, gráficos, imagens e outros materiais, são produzidos com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as mamães, mas não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências pessoais e profissionais, além de conhecimentos científicos. Os estudos e dados mencionados são suportados por referências bibliográficas públicas. O Só Para Mamães não tem como objetivo a divulgação de conteúdo exaustivo e completo que faça recomendações médicas, nem a promoção de qualquer produto ou marca. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com os seus médicos e especialistas.